Folha de S.Paulo

Jay-Z lidera indicações ao Grammy em reflexo da supremacia do rap

Astros do pop, como Katy Perry, ficaram de fora da premiação

-

Jay-Z liderou a lista de indicados ao Grammy, anunciada pela premiação na manhã desta terça-feira (28).

O rapper americano concorre em oito categorias com as músicas do confession­al “4:44”, seu 13º álbum de estúdio e primeiro trabalho em quatro anos, abordando temas como infidelida­de, amor e fraturas sociais.

O álbum competirá como disco do ano contra “24K Magic”, de Bruno Mars, “Melodrama”, da cantora neozelande­sa Lorde, “Awaken, My Love!”, de Childish Gambino, e “Damn.”, de Kendrick Lamar.

Lamar assume a vice-liderança com sete indicações pelo álbum que bateu recordes no streaming e se tornou o lançamento mais vendido do ano —posto que perdeu recentemen­te para “Reputation”, de Taylor Swift.

Já o havaiano Bruno Mars, que passou em turnê pelo Brasil neste mês, foi contemplad­o em seis categorias, incluindo as três principais; e Childish Gambino, o alter ego do ator Donald Glover, em cinco.

Neste ano, a seleção de indicados evidenciou o hip-hop e o R&B, e deixou de fora das principais categorias astros do pop, como Ed Sheeran e Katy Perry, que não recebeu nenhuma indicação. As mulheres foram ofuscadas por um número maior de homens.

“Despacito”, grande sucesso do cantor porto-riquenho Luis Fonsi com a colaboraçã­o de Justin Bieber e Daddy Yankee, concorre em três categorias, entre elas as de canção e de gravação do ano.

As músicas lançadas entre outubro e setembro de 2017 também se qualificar­am para os prêmios deste ano, eleitos por membros da Academia Fonográfic­a.

A 60ª edição do Grammy, que é a principal premiação da indústria fonográfic­a e que avaliza os lançamento­s do ano em mais de 80 categorias, acontecerá no dia 28 de janeiro no Madison Square Garden, na cidade de Nova York.

No Brasil, a cerimônia será transmitid­a pelo canal pago TNT, a partir das 22h30.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil