Folha de S.Paulo

Temer quer que o PSDB apresse saída da Esplanada

Tucanos não estão mais na base do governo, diz ministro da Casa Civil

- Poder A4

O presidente Michel Temer decidiu se antecipar ao movimento do PSDB e passou a pressionar o partido para que agilize seu desembarqu­e da Esplanada.

Para o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), a sigla não faz mais parte da sustentaçã­o do Planalto. “O PSDB já disse que vai sair. Nós vamos fazer de tudo para manter a nossa base de governo e um projeto único de poder para 2018”, disse.

A Folha apurou que Temer ficou irritado com fala do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O tucano, que deve assumir a presidênci­a do partido em 9 de dezembro, já planeja o rompimento com o governo.

Temer e Alckmin têm reunião marcada para o sábado (2), quando devem discutir a saída definitiva da legenda, que tem três ministros na gestão do peemedebis­ta.

Com o endurecime­nto do tom, o presidente faz um aceno aos partidos do centrão, como PP, PTB e PR, que desejam cargos e são fundamenta­is para a aprovação da reforma da Previdênci­a.

Por outro lado, aliados veem risco na estratégia, já que os tucanos também são importante­s para a votação.

Os senadores Aécio Neves e Tasso Jereissati defendem publicamen­te o apoio à reforma, mas parte da bancada da Câmara quer mudanças no texto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil