Folha de S.Paulo

Ex-nazista cumprirá pena em regime fechado

Contador de Auschwitz, Oskar Gröning, 96, foi condenado em 2015, mas havia recorrido

-

A Justiça da Alemanha decidiu nesta quarta-feira (29) que Oskar Gröning, 96, excontador do campo de concentraç­ão nazista de Auschwitz, cumprirá em regime fechado os quatro anos de prisão aos quais foi condenado por cumplicida­de no extermínio de 300 mil pessoas, em sua maioria judeus.

O Tribunal de Apelação de Celle, na região central, rejeitou recurso contra a condenação, anunciada em 2015 e ratificada no ano passado. Para a defesa, ele não deveria ser enviado à penitenciá­ria por sua idade avançada.

“Com base na opinião de peritos, o tribunal presume que o condenado está apto a cumprir a sentença, apesar de sua idade”, declarou.

Sua defesa pode apresentar um novo recurso, mas o ex-nazista terá que aguardálo em reclusão. Gröning é um dos últimos ex-nazistas a responder por suas ações perante os tribunais. Nenhum dos condenados mais velhos está preso atualmente.

No julgamento em julho de 2015, o ex-contador foi censurado por aceitar “um trabalho de escritório seguro” em uma “máquina destinada a matar pessoas” e “insuportáv­el para o espírito humano”.

O homem assumiu uma “falha moral” e se desculpou; sua defesa pediu a absolvição, justifican­do que ele não “contribuiu” de forma direta para o Holocausto.

Muito antes de ser pego pela Justiça, esse ex-voluntário no Waffen SS havia contado sua experiênci­a em Auschwitz, de 1942 a 1944, em um livro de memórias para seus familiares e em entrevista­s para “lutar contra o negacionis­mo”. “Auschwitz é um lugar no qual ninguém deveria ter-se envolvido”, admitiu.

As partes civis comemorara­m que, “pela primeira vez depois de meio século de julgamento de crimes nazistas, um acusado reconhece oficialmen­te sua culpa e pede desculpas por isso”.

Cerca de 1,1 milhão de pessoas, judeus em sua maioria, morreram no campo de Auschwitz entre 1940 e 1945.

 ?? Tobias Schwarz -15.jul.2015/Associated Press ?? Oskar Gröning, 96, foi condenado em 2015 na Alemanha
Tobias Schwarz -15.jul.2015/Associated Press Oskar Gröning, 96, foi condenado em 2015 na Alemanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil