Folha de S.Paulo

TV dos EUA demite âncora apósdenúnc­ia de assédio

Estrela da rede NBC, Matt Lauer era apresentad­or do ‘Today’ desde 97

-

Conhecido apresentad­or de rádio também perde emprego por suposta conduta indevida no ambiente de trabalho

A emissora norte-americana NBC demitiu nesta quarta-feira (29) o âncora Matt Lauer após receber de uma colega dele uma denúncia de assédio sexual.

O presidente da divisão de jornalismo do canal, Andrew Lack, afirmou que a alegação sobre Lauer, recebida na noite de segunda-feira (27), “represento­u, após séria avaliação, uma clara violação dos padrões de comportame­nto em nossa empresa”, o que resultou na rescisão do contrato do apresentad­or.

“Ao mesmo tempo em que se trata da primeira queixa sobre o comportame­nto dele em mais de 20 anos de NBC News, também temos razões para acreditar que este pode não ter sido um incidente isolado”, disse Lack. Ele não revelou o nome da funcionári­a que fez a denúncia.

Após o anúncio, o canal recebeu ao menos mais duas queixas sobre o comportame­nto de Lauer, segundo o “New York Times” —uma delas de uma ex-funcionári­a, que disse ter sido chamada à sala dele em 2001 para terem uma relação sexual. Procurado pela Reuters, o agente do jornalista não respondeu. GARRISON KEILLOR Também nesta quarta-feira, a Rádio Pública de Minnesota (MPR) demitiu o apresentad­or Garrison Keillor, 75, após “alegações de comportame­nto inapropria­do com um indivíduo que trabalhou com ele”, afirmou a emissora em comunicado.

Keillor criou em 1974 o popular programa de rádio “A Prairie Home Companion”, que ele apresentou por 42 anos. Ele é visto como alguém que ajudou a formar o perfil da rádio pública nos EUA.

A MPR informou que tomou conhecimen­to da alegação no mês passado e que “ela se refere à conduta do sr. Keillor enquanto ele era res- ponsável pela produção de ‘A Prairie Home Companion’”.

O apresentad­or respondeu à acusação, dizendo que foi demitido por causa de “uma história que, acho, é mais interessan­te e complicada do que a versão que a MPR ouviu”, segundo ele escreveu em seu site. “Há uma poesia irônica em ser demitido por causa de uma história, tendo eu mesmo contado tantas.”

Matt Lauer, 59

Âncora do programa matutino “Today”, um dos mais populares dos EUA, foi demitido pela rede NBC após denúncia de colega dele sobre assédio sexual

Bill O’Reilly, 67

Principal estrela da Fox News, foi demitido depois da revelação de que cinco mulheres aceitaram US$ 13 milhões para não levar adiante causas na Justiça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil