Folha de S.Paulo

Em livro, repórter resgata amor da poeira da guerra

‘Lua de Mel em Kobane’ usa história de casal para retratar guerra da Síria

- YAN BOECHAT

Obra de Patrícia Campos Mello surgiu de viagens ao país para cobrir conflito que soma quase 500 mil mortos FOLHA

viver suas pequenas e grandes tragédias humanas.

Vivem ali, como os mesmos sentimento­s de cada um de nós: a raiva, a inveja, a cobiça, o ódio, o amor.

“Lua de Mel em Kobane”, livro da repórter da Folha Patrícia Campos Mello que chega às livrarias nesta quintafeir­a (30), fala disso.

Conta uma dessas incríveis e insólitas histórias de resiliênci­a humana diante de cenários apocalípti­cos.

Mas não só. É uma reportagem profunda sobre um momento e um lugar que ficarão marcados como a grande tragédia humanitári­a deste início de século. E é por meio de gente simples, com desejos e sonhos absolutame­nte terrenos, que essa história é contada. MEIO MILHÃO Repórter experiente, com passagem por diversas áreas de conflito, Patrícia percebeu logo a força da bela e trágica história de amor de Raushan e Barzan, um casal curdo unido pela guerra que devastou a Síria e parte do Iraque nos últimos seis anos.

É com eles que Patrícia mostra os impactos sobre a gente comum de um conflito brutal, que já deixou quase 500 mil mortos e está transforma­ndo profundame­nte a geopolític­a do Oriente Médio.

Raushan e Barzan se encontram no exílio. Ele na Turquia, ela na Rússia, se conhecem por redes sociais e se apaixonam durante chamadas videofônic­as. Declaramse casados e juntos voltam para uma Síria destroçada a fim de defender uma cidade que se tornou símbolo na luta contra o Estado Islâmico.

Kobane, um povoado curdo na fronteira síria com a Turquia, foi palco da maior batalha e da maior vitória dos curdos contra os extremista­s que queriam fazer do Oriente Médio um califado de costumes medievais.

No segundo semestre de 2014, logo após ter conquistad­o Mossul, a segunda maior cidade iraquiana, o Estado Islâmico concentrav­a seus esforços em tomar esta cidade de 50 mil habitantes.

Foram meses de batalhas, até que, com a ajuda da aviação americana e de curdos de outras partes da Síria e do Iraque, a facção terrorista foi expulsa. É nesse cenário pouco inspirador que os recém-casados Raushan e Barzan passam sua lua de mel.

Apesar de contar uma história de amor, o livro não trata de fantasias nem sonhos.

É um livro de repórter, com informaçõe­s checadas à exaustão, compromiss­o histórico e graciosame­nte distante do maniqueísm­o tão utilizado para explicar o Oriente Médio.

“Lua de Mel em Kobane” é também um guia para ajudar tanto leigos como aqueles familiariz­ados com a geopolític­a local a entender parte desse conturbado confronto.

Como nas grandes histórias, o acaso deu uma mão à autora: Patrícia só encontrou os personagen­s de seu livro porque os planos de uma reportagem que preparava para a Folha falharam de uma hora para a outra.

O livro é, pois, a prova de que bons repórteres sempre estão atentos mesmo quando tudo parece ter dado errado. AUTOR Patrícia Campos Mello EDITORA Companhia das Letras QUANTO R$ 49,90 (e-book R$ 34,90); 192 págs. NOITE DE LANÇAMENTO 11 de dezembro, às 19h, na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915, São Paulo)

 ?? Fabio Braga-23.mar.16/Folhapress ?? Barzan Iso e Raushan Khalil, o casal do livro, em Kobane
Fabio Braga-23.mar.16/Folhapress Barzan Iso e Raushan Khalil, o casal do livro, em Kobane

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil