Folha de S.Paulo

Prazo para pagamento da primeira parcela do 13º chega hoje ao final

Valor restante deve ser depositado até o dia 20 de dezembro

-

O prazo para empresas e patrões pagarem a primeira parcela do 13º salário para funcionári­os e trabalhado­res domésticos acaba nesta quinta-feira (30).

O pagamento é direito de todo trabalhado­r com carteira assinada que tenha realizado pelo menos 15 dias de serviço. Aposentado­s e pensionist­as do INSS também recebem a gratificaç­ão.

Segundo cálculos do Dieese (Departamen­to Intersindi­cal de estatístic­as e Estudos), 48,1 milhões de trabalhado­res devem receber o benefício, injetando aproximada­mente R$ 132,7 bilhões na economia do país.

O dia 20 de dezembro é o limite para o pagamento da 2ª parcela.

O trabalhado­r também tem direito a receber a gratificaç­ão quando da extinção do contrato de trabalho, seja por prazo determinad­o, seja por pedido de dispensa pelo empregado, seja por dispensa do empregador —quem for dispensado por justa causa não tem direito ao 13º salário.

O pagamento pode ter ocorrido também, a pedido do trabalhado­r, por ocasião de suas férias.

No caso do trabalhado­r doméstico, o pagamento do adiantamen­to do 13º terceiro deve ser registrado pelo patrão no sistema para pagamento de encargos eSocial.

O prazo para entrega da guia de novembro termina no dia 7 do próximo mês.

Segundo a Receita, o valor da parcela deve ser incluído na rubrica eSocial180­0 - 13º salário - Adiantamen­to.

O fisco informa que serão gerados dois recibos: um para a primeira parcela do 13º e outro para a folha normal.

Para os empregados admitidos no mesmo ano, o 13º salário é calculado de forma proporcion­al ao tempo de serviço — é preciso dividir o valor do salário por 12 e multiplicá-lo pelo número de meses em que houve trabalho por, pelo menos, 15 dias.

 ?? Sergio Perez/Reuters ?? » SEM CORRIDA Ponto de táxi vazio no aeroporto de Madri durante greve de motoristas em protesto contra o que consideram competição desleal de empresas como Uber e Cabify
Sergio Perez/Reuters » SEM CORRIDA Ponto de táxi vazio no aeroporto de Madri durante greve de motoristas em protesto contra o que consideram competição desleal de empresas como Uber e Cabify

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil