Folha de S.Paulo

Decathlon abre maior loja da rede e muda modelo

Nova unidade traz áreas para clientes testarem itens esportivos do mostruário

- TATIANA VAZ

No meio da recessão no Brasil, companhia de origem francesa teve o primeiro resultado positivo no país

A Decathlon quer usar sua loja recém-inaugurada em São Paulo, com 4.000 metros quadrados, 7.000 produtos de 65 modalidade­s esportivas, para usar um novo modelo.

A aposta, na maior unidade da empresa no país, está em oferecer produtos esportivos, e não mais de lazer, e deixar que clientes testem o mostruário, que inclui itens diversific­ados de artigos para escalada à equitação.

Na nova unidade, na marginal Tietê, há áreas de simulação, como quadra de areia para testar itens do vôlei de praia, e piscina, para criar o ambiente de laguinho próprio à prática do stand up.

“Trocamos as blusas de al- godão por camisetas de corrida, e não temos mais guarda-sol para vender, como fazíamos antigament­e”, afirma Cedric Burel, presidente no Brasil da empresa francesa.

A rede, que conta com 23 pontos comerciais no país, pretende abrir outros cinco em 2018. Três já têm endereço certo: Porto Alegre e capital paulista, sendo um na região do Anália Franco e outro na avenida Paulista.

O investimen­to em novos endereços, no meio da recessão brasileira, levou a empresa a ter em 2016 o primeiro lucro depois de 15 anos de operação no país.

A companhia não abre o valor do resultado, no entanto fontes do setor, ouvidas pela Folha, estimam que atualmente o faturament­o está na casa de R$ 1 bilhão.

Inaugurar cinco lojas por ano virou estratégia da empresa a partir de 2014. Antes, a rede abria a média de uma loja por ano.

A mudança faz parte da estratégia de ganhar em esca- MARCAS PRÓPRIAS Porém, ainda que a participaç­ão de mercado no país seja pequena, o Brasil é hoje o quinto maior mercado da rede do mundo, com o terceiro melhor resultado de cresciment­o em receita, atrás da Rússia e da China.

Um dos motivos, aponta Burel, é a aposta em produtos de marca própria, desenvolvi­dos especialme­nte para os consumidor­es do Brasil, mesma estratégia seguida pela matriz francesa.

Dos 7.000 itens, 85% são

 ??  ??
 ?? Alberto Rocha/Folhapress ?? Cedric Burel, que é presidente da Decathlon no Brasil; empresa prevê abertura de cinco lojas no país no ano que vem
Alberto Rocha/Folhapress Cedric Burel, que é presidente da Decathlon no Brasil; empresa prevê abertura de cinco lojas no país no ano que vem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil