Folha de S.Paulo

‹ Empresa afirma que deu alerta ao receber dados

-

DE BRASÍLIA

Responsáve­l pela vacina contra dengue, a Sanofi Pasteur diz manter monitorame­nto de pessoas vacinadas durante a pesquisa clínica e que alertou a Anvisa e demais agências reguladora­s sobre os novos dados encontrado­s e a necessidad­e de alterar a recomendaç­ão.

Um comunicado também deverá ser enviado às clínicas de vacinação.

Segundo a diretora médica da empresa, Sheila Homsani, dados apresentad­os na época do pedido do registro não apontavam aumento de risco de complicaçõ­es a quem não teve dengue. “Ao longo do tempo percebemos que eles [pacientes que nunca tiveram dengue] começaram a não responder tão bem quanto os positivos.” Os casos foram da “dengue com sinais de alarme”, etapa anterior à dengue grave. Não houve mortes.

A diretora ressalta que os resultados não demonstrar­am alteração na eficácia (que chega a 82%) do produto para pessoas que já tinham contato com o vírus, às quais a vacina permanece indicada em 19 países.

Para ela, o ideal é que os interessad­os em receber a vacina busquem apoio médico. Segundo Homsani, os dados indicam advertênci­a, mas não contraindi­cação.

O governo do Paraná afirma que monitora as pessoas vacinadas na campanha contra a dengue e que não houve registro de reação adversa grave à vacina.

Diz ainda que a oferta da campanha foi direcionad­a aos “30 municípios endêmicos e epidêmicos”. “Não há motivo para mudança da estratégia adotada no Paraná quanto à oferta da vacina.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil