Folha de S.Paulo

Entorno da cidade surpreende com pinguins e vinhedos

-

DO ENVIADO À AUSTRÁLIA

Para quem gosta de natureza, o lado oriental da baía de Port Phillip também reserva grandes atrativos.

Bem ao sul de Melbourne, a cerca de 140 quilômetro­s da cidade, fica a ilha Phillip.

O local, que já teve quase toda a sua natureza dilapidada na época em que era ocupado por fazendas, está sendo preservado e se tornando um paraíso ecológico.

A ilha é destino de passei- os familiares aos fins de semana e “point” de surfistas, mas suas maiores atrações são as focas e os pinguins.

Quando os ingleses começaram a ocupá-la, trouxeram consigo uma tradição de seu país: a caça à raposa. Como não havia raposas no local, tiveram de introduzi-las, o que acabou dizimando a população de pinguins.

Hoje eles estão protegidos, e acompanhar sua volta para casa a cada noite é um dos principais atrativos do lugar. MARCHA DOS PINGUINS No Parque Natural da Ilha Phillip há toda uma estrutura para quem quer observar os milhares de pinguins que, após passarem o dia no mar se alimentand­o, voltam para suas tocas. O espetáculo começa apenas ao anoitecer, quando as pequenas aves se sentem mais seguras para subir à terra firme.

Enquanto a noite não chega, portanto, uma das opções é pegar um barco e visitar a ilha onde se refugia uma enorme colônia de focas. É ali que nascem os filhotes, que não se intimidam com as visitas dos humanos e fazem “evoluções” bem em frente aos visitantes. VINHO E GIM Mas não são só programas ecologicam­ente corretos que o turista encontra no entorno de Melbourne. No alto vale do rio Yarra —o mesmo que passa por Melbourne antes de desembocar na baía de Port Phillip—, a cerca de 50 quilômetro­s da capital de Vitória, a atração é o vinho.

Condições de clima e solo levaram cerca de 50 vinícolas a se instalar na região, o que faz do vale do Yarra o maior produtor de vinhos do país. Algumas empresas grandes e tradiciona­is, como a Chandon, têm vinhedos no local.

Na Oakridge, por exemplo, após uma degustação das especialid­ades ali produzidas, o turista pode almoçar em um salão envidraçad­o enorme que oferece os vinhedos como vista. Entre as opções do cardápio, carne de canguru cozida com pera.

E para os que preferem algo um pouco menos leve do que uma taça de vinho ou nunca estiveram numa destilaria de gim, a dica é visitar a Four Pillars Gin.

A poucos minutos dos vinhedos, é possível provar, ao lado de destilador­es de cobre, cinco variedades da bebida, inclusive uma que leva uva shiraz na fabricação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil