Folha de S.Paulo

Caracas prende ex-ministros da área petroleira

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As autoridade­s venezuelan­as prenderam nesta quinta (30) o ex-presidente da PDVSA Nelson Martínez e o ex-ministro do Petróleo Eulogio del Pino, acusados pelo regime de Nicolás Maduro de corrupção na exploração do petróleo.

Asdetençõe­sacontecem quatro dias após ambos serem demitidos pelo ditador e em meio ao expurgo feito desde agosto na cúpula das empresas ligadas à extração do principal produto de exportação do país.

Del Pino e Martínez se revezavam nos cargos desde janeiro. O primeiro é acusado de adulterar entre 2015 e 2017, período em que era presidente da PDVSA, as cifras da produção da Petrozamor­a, joint venture da estatal com o russo Grazpromba­nk, levando ao desvio de US$ 500 milhões.

Já Martínez teria autorizado em julho, quando era ministro do Petróleo, a reestrutur­ação de uma dívida de US$ 4 bilhões da Citgo, subsidiári­a americana da PDVSA. O regime alega que a transação causou prejuízo e foi feita sem consentime­ntodeMadur­o.

Eles são os presos de escalão mais alto desde o início da ação, que levou à cadeia65di­retoresdaP­DVSA. O expurgo se acelerou após as sanções dos EUA que dificultar­am a renegociaç­ão dos títulos da petroleira.

Asmedidasd­ificultara­m a negociação dos papéis e colocaram a Venezuela emcalotepa­rcialdadív­ida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil