Folha de S.Paulo

Criador do Festival Internacio­nal da Canção

- AUGUSTO MARZAGÃO (1929-2017) ANDRÉ BARCINSKI PROF. DR. LUIS NOVAES FERREIRA FRANÇA - Nesta sexta (1º) às 19h, Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro, r. Honório Libero, 90, Jd. Paulistano. FERNANDO CESAR NOVAES GALHANO -

FOLHA

O jornalista e executivo Augusto Marzagão morreu em 28 de novembro no Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Marzagão tinha 88 anos e foi um nome importante na arte e política brasileira­s. No fim dos anos 1960, criou o Festival Internacio­nal da Canção, o FIC, realizado no Maracanãzi­nho e transmitid­o pelas TVs Rio e Globo.

O festival, que durou de 1966 a 1972, lançou canções como “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque, “Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores”, de Geraldo Vandré, e “Fio Maravilha”, de Jorge Ben.

Paulista de Barretos, Marzagão foi seminarist­a, mas abandonou a vocação religiosa e foi para a capital aos 18 anos, onde trabalhou como repórter policial e foi secretário particular de Jânio Quadros no governo do estado, no fim dos anos 1950.

Depois, foi secretário particular do presidente José Sarney e secretário de Comunicaçã­o Institucio­nal do presidente Itamar Franco. Também foi colunista da Folha e do jornal “O Globo”.

Marzagão também foi um destacado executivo da rede de televisão mexicana Televisa, onde trabalhou por cerca de duas décadas, chegando à vice-presidênci­a da rede. Foi por sugestão sua que Silvio Santos importou dois programas que se tornariam grandes sucessos no Brasil: a novela “Os Ricos Também Choram” e o humorístic­o “Chaves”.

Foi casado três vezes e teve dez filhos. Uma de suas netas, Mariana, disse ao jornal “O Globo” que Marzagão tinha mal de Parkinson e foi internado com pneumonia há cerca de 15 dias. Ele morreu por insuficiên­cia respiratór­ia. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7ºDIA 81º MÊS

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil