Folha de S.Paulo

Mestre de cerimônia do sorteio é voz da esquerda inglesa

Hoje apresentad­or de TV, Gary Lineker foi artilheiro da Copa do Mundo de 1986

-

e a favor dos refugiados fizeram dele uma das vozes da esquerda no país.

“Acho que por eu ser um ex-atleta de futebol, o que eu escrevo chame mais a atenção, porque pessoas do esporte não costumam se posicionar. Tenho interesse, embora não seja candidato a nada. Não defendo nenhum partido político, mas isso não me impede de defender algumas causas que para mim são importante­s. Escrevo o que penso”, diz.

Em duas Copas do Mundo, Lineker fez dez gols. Foi o artilheiro do torneio em 1986 (seis gols) e levou a Inglaterra às semifinais em 1990, o melhor resultado da equipe após o título de 1966.

“O troféu vai estar lá [no sorteio dos grupos]? Será o mais próximo que já estive dele. Brincadeir­a… Em 1990 poderíamos ter vencido. Se bem que fizemos a semifinal com a Alemanha e a decisão foi nos pênaltis. Como seria possível classifica­r?”

Lineker costuma dizer que o futebol é um esporte em que duas equipes chutam a bola por 90 minutos e, no final, os alemães vencem.

No início desta semana, ele participou dos ensaios para o evento desta sexta. A única coisa que diz esperar é não mandar a Inglaterra para o grupo da morte “de novo”. No Brasil, em 2014, a seleção foi eliminada após cair em chave com Uruguai, Itália e Costa Rica. (AS E SR)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil