Folha de S.Paulo

Iranianos pedem que russa evite decotes durante evento

-

DOS ENVIADOS A MOSCOU

Os torcedores do Irã, um dos países que disputarão a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, correm o risco de não poderem assistir a parte do sorteio dos grupos do Mundial, nesta sexta-feira (1º). Tudo por causa da roupa usada por Maria Komandnaia.

A jornalista russa, escalada para comandar o evento ao lado do ex-jogador inglês Gary Lineker, costuma ter suas fotos com decotes e saias curtas nas redes sociais censuradas no país islâmico.

Ao anunciar que seria uma das apresentad­oras do sorteio, ela recebeu mensagens de torcedores iranianos pedindo que usasse um vestido comportado no evento. Eles temem que a ousadia das roupas da russa faça com que a transmissã­o do sorteio seja interrompi­da pelos censores.

Nos dias anteriores ao evento ela não quis falar sobre a roupa que irá usar. “Vou manter em segredo”, disse.

Ela é uma das mais famosas personalid­ades da TV russa e participa de programas esportivos há mais de uma década. Na Copa das Confederaç­ões deste ano, Komandnaia trabalhou como repórter de campo da Fox russa.

Apesar da fama, ela admite que não sabe muito sobre futebol. “Ainda estou apreendend­o, mas o meu pai é fanático”, afirma.

Mesmo assim,ao ser escolhida pela Fifa, comemorou dizendo que era a “garota mais feliz do mundo”.

Nesta quarta-feira (29), ela conduziu sozinha a simulação do sorteio dos grupos para os jornalista­s.

“Já me encontrei com Gary [Lineker] três vezes. Pedi apenas para ele não fazer muitas piadas”, brincou a jornalista, sobre o senso de humor do ex-jogador com quem vai dividir o palco.

A apresentad­ora russa é uma defensora da igualdade de gênero no esporte. Em setembro, ela comemorou quando a alemã Bibiana Steinhaus se tornou a primeira mulher a apitar uma partida do Campeonato Alemão.

A Fifa gosta de colocar belas modelos como apresentad­oras de seus eventos com transmissã­o televisiva. No sorteio do Mundial do Brasil, a gaúcha Fernanda Lima apresentou a cerimônia ao lado de Jérôme Valcke, então secretário-geral da entidade.

Na época, o nome da apresentad­ora brasileira ficou entre os mais procurados no Google. Ela apareceu em jornais do mundo inteiro e sua beleza foi elogiada no exterior.

Fernanda virou uma espécie de rosto bonito da Fifa. Logo em seguida, ela foi para a Suíça apresentar a maior premiação da Fifa, a “Bola de Ouro”. O troféu ficou com Cristiano Ronaldo. (AS E SR)

 ?? Reprodução/Twitter ?? A russa Maria Komandnaia apresentar­á o sorteio da Copa do Mundo ao lado de Lineker
Reprodução/Twitter A russa Maria Komandnaia apresentar­á o sorteio da Copa do Mundo ao lado de Lineker

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil