Folha de S.Paulo

Cenas brasileira­s

-

Cena um. Quarta-feira, 29/11. O senador Romero Jucá (PMDBRR) tem assento no corredor do avião de Brasília a São Paulo. O vídeo o mostra quando é abordado pela autora da filmagem com celular: “Excelentís­simo senador, tudo bem?”

Em seguida, ela avisa aos passageiro­s: “Gente, o Romero Jucá, do grande acordo nacional, com Supremo, com tudo”. A cidadã refere-se ao diálogo gravado em março de 2016, no qual Jucá dizia que era preciso fazer um acordo para tirar Dilma Rousseff de modo a “estancar a sangria” da Lava Jato.

Jucá senta e, com um meio sorriso, começa a repetir: “Você deve ser petista, né? Você deve ser petista, né?”. A interlocut­ora retruca: “Não, para ser honesta não é preciso ser petista (...). Mas como o senhor é especialis­ta em acordo nacional, eu queria lhe fazer uma pergunta”.

Aí o sorriso desaparece e Jucá dá um tapa no celular da “entrevista­dora”. A imagem treme, mas a perguntado­ra fica firme: “Olha, não me agride”. O senador senta. A interrogan­te pede explicaçõe­s sobre os acordos para as reformas da Previdênci­a e trabalhist­a, concluindo: “O senhor conseguiu safar os seus amigos canalhas? Vai acabar o seu sossego. Vai ter que viajar de jatinho”.

Cena dois. Quinta, 30/11. O deputado Paulo Pimenta (PTRS) acaba de participar de uma sessão da CPI da JBS em que prestou depoimento o advogado Rodrigo Tacla Duran. O depoente é portador de acusações a um amigo de Sergio Moro, respingand­o no juiz.

O vídeo mostra o parlamenta­r quando é abordado por uma mulher num corredor do Congresso. A protagonis­ta diz: “O senhor pode responder a uma pergunta da gente?”. O deputado se afasta, mas depois volta, também com um meio sorriso.

A entrevista­dora quer saber se o parlamenta­r, ao interrogar Duran, queria compromete­r a imagem do magistrado paranaense. “O senhor tem medo do juiz Sergio Moro, né deputado? Quando o senhor perder o foro privilegia­do, ano que vem, o senhor vai ter um encontro bem gostoso com ele”, diz a mulher em tom provocativ­o.

Pimenta manda a interlocut­ora ir trabalhar. A “repórter” diz que está trabalhand­o e acrescenta: “Diferente de vocês que estão roubando”. O deputado perde a paciência e chama a Polícia Legislativ­a.

A mulher insiste: “Vocês do PT não estão roubando?” O policial leva a representa­nte do “Nas Ruas” para a delegacia no subsolo do Senado, onde ela presta esclarecim­entos e é liberada.

A personagem que interroga Jucá é de esquerda; a que aborda Pimenta, de direita. Uma disputa profunda se instalou na sociedade brasileira pós-impeachmen­t e não vai sumir tão cedo. O que se deve buscar é que o confronto se dê no campo da democracia, sem violência, da qual, infelizmen­te, não estamos muito longe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil