Folha de S.Paulo

Sem resultado eleitoral, caos toma Honduras

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Honduras foi tomada nesta sexta-feira (1º) por protestos, quebra-quebra e saques, enquanto a população continuava a esperar o resultado oficial das eleições presidenci­ais do último domingo (26).

As manifestaç­ões cresceram após o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) anunciar, na noite de quinta (30), que os números finais seriam revelados na noite de sexta (madrugada de sábado no Brasil).

“Não faremos mais anúncios [de resultados] até que termine o processo de revisão dos relatórios”, disse o presidente do TSE, David Matamoros.

A falta de informação, constante nos últimos cinco dias, alimentou os protestos da oposição ao presidente Juan Orlando Hernández, que deverá ser declarado reeleito e é acusado de fraudar a eleição.

Durante o dia, milhares de pessoas bloquearam vias em diferentes pontos do país com barricadas de pneus e madeira. Na capital, Tegucigalp­a, e em San Pedro Sula, parte do comércio e das agências bancárias foram saqueados ou destruídos pela multidão.

Ao menos dois policiais e dez manifestan­tes ficaram feridos em confrontos, alguns baleados. Temendo um toque de recolher, a população fazia estoque de comida e combustíve­l.

Com 94,31% das urnas apuradas, o direitista Hernández liderava com 42,92%, contra 41,42% de Salvador Nasralla, líder de uma aliança que vai da centro-direita à esquerda.

O presidente só tomou a ponta na quarta (29), com a retomada da apuração depois de um hiato de quase dois dias —antes quem liderava era Nasralla. As pausas alimentara­m as suspeitas de fraude.

Nesta sexta, ele pediu a seus seguidores “que não caiam em provocaçõe­s e não cedam à violência”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil