Folha de S.Paulo

ONU vai investigar como bósniocroa­ta entrou em corte com veneno

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O Tribunal Penal Internacio­nal em Haia, na Holanda, anunciou nesta sexta (1º) que fará uma investigaç­ão independen­te da morte do líder bósnio-croata Slobodan Praljak.

O militar morreu na última quarta-feira (29) em pleno tribunal após ingerir uma “substância química mortal” que trazia em um frasco, segundo a promotoria holandesa. Praljak agiu logo após ouvir que seu recurso contra uma pena de 20 anos de prisão havia sido negado.

O principal objetivo da investigaç­ão é revisar os procedimen­tos de segurança da corte para descobrir como Praljak entrou com o veneno. O inquérito deve durar até o fim deste mês e ocorrerá em paralelo ao da polícia holandesa. Nos próximos dias, o corpo irá para a autópsia.

Cineasta que se alistou no Exército croata no início da Guerra da Bósnia (1992-1995), Praljak foi um dos líderes das tropas bósnio-croatas, que tentaram criar um Estado de maioria croata dentro da Bósnia. O militar foi condenado em 2013 por não ter impedido que soldados sob seu comando matassem civis muçulmanos em 1993 e 1994.

O Tribunal Penal Internacio­nal para a Antiga Iugoslávia, criado em 1993 pela ONU para investigar os crimes cometidos nas guerras que fragmentar­am o país em diversas repúblicas, será encerrado neste mês.

 ?? AFP ?? MORTE NO TRIBUNAL
AFP MORTE NO TRIBUNAL
 ?? Reuters ?? Praljak ingere o veneno
Reuters Praljak ingere o veneno

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil