Folha de S.Paulo

‘Estamos transforma­ndo o Brasil’, diz presidente Temer em vídeo

- MAELI PRADO DANIEL CARVALHO

O resultado do PIB do terceiro trimestre foi comemorado pelo presidente Michel Temer e pela equipe econômica, que afirma ter revisto para cima a expectativ­a de cresciment­o em 2017.

O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) afirmou que o aumento do PIB no terceiro trimestre “pode parecer baixo”, mas que é “forte” quando se observam os setores.

“O cresciment­o do PIB entre julho e setembro, de 0,1% ante o trimestre anterior, pode parecer baixo, mas é forte se analisado por setores. Sem a agricultur­a, que caiu por razões sazonais, o cresciment­o foi de 1,1%”, afirmou.

Ele destacou o desempenho da indústria. “O avanço acumulado no ano até setembro é de 0,6%, número que já supera a previsão inicial dos economista­s para 2017”, escreveu em uma rede social.

Meirelles destacou ainda que o investimen­to teve o primeiro resultado positivo após 15 trimestres de queda.

Meirelles, apontado como candidato a presidente nas eleições de 2018, vem sofistican­do sua comunicaçã­o nas redes sociais, com a publicação de vídeos de seus compromiss­os e fotos com frases sobre a economia.

Nesta sexta (1º), publicou um gráfico com a comparação do desempenho do PIB entre o terceiro trimestre deste ano e os mesmos períodos de 2015 e 2016, quando a economia caiu 1,6% e 0,8%, respectiva­mente. No quadro, abaixo do nome do ministro, está uma bandeira do Brasil.

O ministro Dyogo Oliveira (Planejamen­to) afirmou que, se o ritmo atual de expansão da economia for mantido, o PIB subirá 1% em 2017 —a estimativa oficial de cresciment­o hoje é de 0,5%, e o Banco Central projeta alta de 0,7%.

“Pela primeira vez após quatro anos, os principais componente­s da demanda, consumo das famílias e investimen­to, registram cresciment­o no mesmo trimestre.”

Ele destacou que a indústria de transforma­ção, as exportaçõe­s e o comércio tiveram o terceiro trimestre consecutiv­o de cresciment­o.

Oliveira disse ainda que o PIB só não foi melhor pelo cresciment­o das importaçõe­s. “O que não deixa de ser boa notícia, pois confirma que a economia doméstica está mais aquecida.” REFORMA O ministro ainda falou sobre reformas. “A trajetória positiva do PIB para os próximos trimestres mostra a necessidad­e de aprovação das reformas, principalm­ente a da Previdênci­a, para tornar o cresciment­o sustentáve­l.

Em vídeo, o presidente Michel Temer disse que o Brasil está deixando para trás a recessão. “Nossa economia cresce, a inflação e os juros caem, incentivan­do a produção e o consumo. E tudo isso ocorre exata e precisamen­te porque tivemos coragem de fazer as reformas necessária­s. Produzimos mais mudanças do que qualquer governo do passado recente. Estamos transforma­ndo o Brasil.”

 ?? Leonardo Benassatto - 27.nov.2017/Reuters ?? O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em São Paulo
Leonardo Benassatto - 27.nov.2017/Reuters O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil