Folha de S.Paulo

Brasil não joga em ‘casa’ e viaja 7.376 km

Seleção não terá partidas em Sochi, local escolhido como base para treinament­os durante o Mundial na Rússia

-

Equipe de Tite jogará em Rostov-do-Don, São Petersburg­o e na capital Moscou na primeira fase da competição

Escolhida pela CBF (Confederaç­ão Brasileira de Futebol) como casa da seleção na Rússia, a cidade de Sochi, no sudoeste do país, à Beira do Mar Negro, não será sede de nenhum jogo do time nacional, ainda que chegue à final.

Na primeira fase, o Brasil atuará em Rostov-do-Don, São Petersburg­o e na capital Moscou. Os adversário­s serão, respectiva­mente, Suíça, Costa Rica e Sérvia.

Como o planejamen­to é de sempre retornar à sua base, o Brasil viajará um total de 7.376 quilômetro­s, somando deslocamen­tos aéreos entre ida e volta. Todos os voos serão fretados pela Fifa.

Isso é um benefício para os atletas, pois atualmente não existe nenhum voo comercial direto entre Sochi e Rostov, por exemplo. Para São Petersburg­o e Moscou, há diversas opções de horários.

Se tivesse ficado nos grupos C, F ou G, o Brasil jogaria ao menos uma partida em Sochi, no Estádio Olímpico Fisht, localizado 30 km de distância da concentraç­ão.

“Gostaríamo­s de jogar em Sochi. Mas a prioridade que se estabelece­u foi ter uma logística boa, que era um bom local de treinament­o e hotel próximo para alimentaçã­o e descanso. Sochi nos proporcion­a isso. O resto ia depender do sorteio”, afirmou Tite.

“A grandeza da competição exige variáveis que não temos condições de controlar. Deixa eu gastar minhas energias no que eu posso fazer: treinament­o de qualidade e logística que permite aos atletas evoluírem”, afirmou.

A seleção ficará hospedada no Swissôtel Sochi Kamelia, um resort cinco estrelas, e treinará em um estádio a menos de 500 metros, o que possibilit­ará que atletas e membros da comissão técnica cheguem ao local a pé.

O gramado do estádio ainda não está pronto. Seu plantio só ocorrerá em março, como mostrou a Folha na última quinta-feira (30).

Os deslocamen­tos no mata-mata até a final ainda dependerão da posição que a seleção terminar no Grupo E.

Se for líder da chave, a seleção poderá jogar nas fases seguintes em Samara, Kazan, São Petersburg­o e Moscou.

Se for segunda, o caminho até a final passa por São Petersburg­o, Samara e Moscou.

A seleção só pretende ficar baseada em Sochi até o fim das quartas de final. Depois, se deslocaria entre São Petersburg­o e Moscou, que estão separadas por só 634 km por via aérea em linha reta. APRESENTAÇ­ÃO A seleção se apresentar­á no dia 21 de maio na Granja Comary, em Teresópoli­s, para o primeiro período de treinos para a Copa. Atletas que estiverem na final da Liga dos Campeões, em 26 de maio, só se apresentaç­ão à equipe após a disputa da decisão.

No Brasil, está prevista a realização de um amistoso para despedida da torcida no Maracanã. A partida deve ocorrer na última semana de maio, ainda sem data definida.

Depois, a seleção segue para Londres, onde terá o seu segundo período de treinament­os do CT do Tottenham, nas cercanias de Londres.

A data da chegada à Rússia não foi definida. A Fifa exige que as seleções estejam no país até cinco dias antes de suas estreias. No caso do Brasil, 12 de junho. (ALEX SABINO, FÁBIO ALEIXO E SÉRGIO RANGEL)

 ?? Wikimedia ?? Estádio de São Petersburg­o, que receberá o jogo da seleção brasileira contra a Costa Rica, na 2ª rodada da fase de grupos
Wikimedia Estádio de São Petersburg­o, que receberá o jogo da seleção brasileira contra a Costa Rica, na 2ª rodada da fase de grupos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil