Folha de S.Paulo

Nos últimos anos, o trocatroca partidário vem sendo

-

muitos deputados terão a carreira ameaçada. A licença para trocar de sigla é útil para configurar uma nova realidade”, avalia Diogo Rais, professor da Faculdade de Direito da Universida­de Mackenzie.

Para Walber de Moura Agra, procurador de Pernambuco e coautor de “Elementos de Direito Eleitoral”, a medida gera distorções. “Sou contrário a ela, mesmo com a permissão normativa. Isso enfraquece os partidos, quando precisamos densificá-los.”

Na prática, é comum que eleitos por nanicos busquem alternativ­as para migrar em busca de condições mais vantajosas de atuação. Dos 25 deputados federais que se elegeram em 2014 por siglas que não atingiram 1,5% dos votos válidos, 18 mudaram de grupo —foram beneficiad­os por uma janela aberta excepciona­lmente pelo Congresso em 2016 que autorizava as migrações durante um mês.

Embora irrisórias diante do total de 513 deputados na Câmara, as 18 desfiliaçõ­es tiveram forte impacto em suas agremiaçõe­s. Quatro siglas nanicas perderam todos os seus eleitos na casa: PSDC, PMN, PRTB e PTC.

“Essa nova brecha erra ao proteger um mandato específico, e não os partidos, a pluralidad­e do sistema. A sociedade precisa de mais representa­ção política na Câmara”, diz Carlos Massarollo, presidente do PMN. JUSTA CAUSA barrado por leis mais rigorosas. Decisão do Supremo Tribunal Federal estabelece­u que nos cargos proporcion­ais (vereadores, deputados estaduais e federais) o mandato pertence ao partido. A desfiliaçã­o, com poucas exceções, implicaria a perda do posto.

Uma lei de 2015 define como “justa causa” para a troca três hipóteses: grave discrimina­ção pessoal, desvio reiterado do programa partidário por parte das siglas ou que a mudança seja efetuada durante os 30 dias que antecedem o prazo final de filiação (seis meses antes do pleito) para concorrer.

A brecha introduzid­a agora pela reforma política em relaçãoaos­nanicoscri­aumaespéci­e de quarta “justa causa”.

“Isso é um absurdo, é premiar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil