Folha de S.Paulo

Líder estudantil, vereador e gestor público

- ANTONIO MAMMI LEÃO ABRAMOVICT­Z - Neste domingo (03/12) às 10h, Cemitério Israelita do Embu, set. B, qd. 27, sep. 37 BERTHA SZAJUBOK - Neste domingo (3) às 11h, set. R, qd. 411, sep. 103. CECÍLIA LOTTENBERG - Neste domingo (3) às 11h, set. A, qd. 192, sep.

O confronto com estudantes da USP na rua Maria Antônia, em 1968, legou a parte dos alunos do Mackenzie a imagem de direita truculenta —a descoberta de que vários membros do Comando de Caça aos Comunistas frequentav­am as salas de aula da universida­de presbiteri­ana ajudou a reforçar a rótulo.

Se há alguém que poderia se desvincula­r da reputação, é Lauro Pacheco Toledo Ferraz: presidente do centro acadêmico mackenzist­a, era o líder de um grupo de 16 universitá­rios que tentava garantir a realização das eleições da União Estadual dos Estudantes dentro do campus da faculdade, em Higienópol­is.

Cerca de 300 colegas se mobilizara­m para frustrar o pleito. O caso virou quebraqueb­raecapades­ta Folha em 27 de outubro de 1967.

Moderado e articulado­r, Lauro uniu na sua chapa todas as tendências progressis­tas do Mackenzie. Desde aquele dia, passou a enfrentar mais e mais obstáculos.

Estava entre os quase mil estudantes presos no congresso da União Nacional dos Estudantes em Ibiúna (SP), em 1968; no ano seguinte, exilou-se no Chile; em 1973, com o golpe militar também naquele país, foi para o Peru.

Voltou ao Brasil durante a redemocrat­ização. Vereador em São Paulo pelo PMDB nos anos 80, também assumiu a pasta de Negócios Metropolit­anos do governo Montoro.

Nunca mais se reelegeu. “Ele não aceitava doações empresaria­is e, nessa época, o dinheiro começava a contar”, diz Gílson Soares, seu braço direito na vida pública.

Morreu no último dia 18, de complicaçõ­es de diabetes. Deixa filha, neto e amigos. coluna.obituario@grupofolha.com.br MATZEIVA - CEMITÉRIO ISRAELITA DO BUTANTÃ

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil