Folha de S.Paulo

Empresário da educação e sócio de José Alencar

- LUIZ DE PAULA FERREIRA (1917-2017) KELLY MANTOVANI

FOLHA

Foi ainda na infância, ao ajudar o pai comerciant­e em Várzea da Palma (MG), que Luiz de Paula descobriu sua vocação empreended­ora.

Adolescent­e, mudou-se para Montes Claros, a 200 km dali, onde construiu a maior parte da sua vida.

Formou-se em direito, mas tribunais e processos não faziam seu gosto. Foi para a área da contabilid­ade, curso no qual também era diplomado, chegando a ser professor.

Nos anos 60, elegeu-se vice-prefeito e deputado federal, pela extinta Arena. Na mesma época, criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, primeiro curso superior do norte de Minas —a atual Unimontes (Universida­de Estadual de Montes Claros).

Junto com José Alencar, exvice-presidente do país, também fundou a Coteminas, gigante do ramo têxtil.

Inquieto e alegre, Luiz gostava de receber amigos em casa e era dono de grande cultura popular e erudita. Usava um chapéu engraçado e, apesar de ocupado e metódico, não deixava de ser atencioso e protetor, segundo os amigos.

Sociável e festeiro em sua juventude, passou a dedicarse mais à família depois do casamento, de acordo com a filha Maria Juliana —não dispensava uma boa cachaça.

Atacou de escritor aos 42 e teve seis obras publicadas, que vão de histórias da sua infância à análise do desenvolvi­mento de Montes Claros. Também compôs uma ode à cidade que o acolheu: “Montes Claros, Vovó Centenária”.

E também centenário se foi, no último dia 23, devido a complicaçõ­es de uma pneumonia. Deixa a mulher, com quem era casado havia 53 anos, cinco filhos e seis netos. coluna.obituario@grupofolha.com.br

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil