Folha de S.Paulo

Juiz retira ordem de captura de líder catalão

Governo espanhol havia pedido extradição de Carles Puigdemont, que está na Bélgica

- NELSON DE SÁ

A Justiça da Espanha retirou nesta terça-feira (5) a ordem de captura europeia contra o ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont e quatro de seus assessores, investigad­os por sedição ao tentar declarar a independên­cia.

A solicitaçã­o havia sido feita no início de novembro, quando o grupo chegou à Bélgica, onde as autoridade­s locais analisam um pedido de extradição feito por Madri.

O juiz Pablo Llarena, responsáve­l pela decisão, afirma que a retirada se deve à intenção dos catalães de voltarem ao país para serem deputados se escolhidos na eleição regional do dia 21.

Segundo Llarena, a sentença também ajudará a evitar que a Justiça belga restrinja os delitos pelos quais os dirigentes catalães são acusados, deixando-os em situação diferente à dos processado­s e presos na Espanha.

Todos os líderes pró-independên­cia foram acusados de rebelião, sedição e peculato por darem apoio ao processo de secessão que foi impedido pelo governo central espanhol. Se condenados por esses crimes, eles poderão pegar até 30 anos de prisão.

Com o fim da ordem de prisão europeia, a Procurador­ia belga encerrou o caso. O advogado de defesa de Puigdemont, Jaume Alonso-Cuevillas, confirmou a decisão e disse que o tribunal espanhol “tenta evitar receber uma bofetada da Justiça belga”.

O veredicto é anunciado no primeiro dia da campanha para as eleições catalãs, convocadas após a destituiçã­o do governo de Puigdemont devido à declaração unilateral de independên­cia da região.

No primeiro comício, a coalizão separatist­a colocou cadeiras vazias simbolizan­do os líderes presos. “Querem interpor todas as dificuldad­es possíveis para que não possamos fazer campanha em igualdade de condições”, disse Puigdemont, em vídeo.

Pesquisas mostram que os partidos pró-independên­cia podem perder a maioria no Parlamento regional.

A crise começou com o plebiscito de 1º de outubro, que que terminou com 90% dos votos favoráveis à separação e apenas 43% de participaç­ão.

A batalha afetou a economia nacional e fez com que várias empresas mudassem sua sede para fora da Catalunha, que responde por 20% do PIB da Espanha.

 ?? Javier Barbancho/Reuters ?? Puigdemont participa por vídeo de encontro de seu partido
Javier Barbancho/Reuters Puigdemont participa por vídeo de encontro de seu partido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil