Folha de S.Paulo

Psicóloga, tinha inúmeros dotes artísticos

- ANTONIO MAMMI MOACYR SCARDIGNO PRADO BITTENCOUR­T - Nesta quarta (6) às 19h, Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 90, Jd. Paulistano.

A correspond­ência trocada entre Suzana e Melchíades é uma autêntica memorabili­a da segunda metade dos anos 1960: cigarros Capri, recortes de tirinhas do Zé do Boné, fitas cassete com canções de Chico Buarque e Caetano Veloso, relatos dos festivais musicais que tomavam o país.

A curadoria era dela, baseada em São Paulo; ele, bolsista, estudava na Bélgica.

Aproximara­m-se por causa do Tuca (Teatro da Universida­de Católica de São Paulo). Ele fazia parte do elenco da primeira peça da história do grupo, “Morte e Vida Severina”, ela estrelava o musical “O&A”, que entrou em cartaz na sequência.

O namoro virou casamento em 1969, um ano depois que ele voltou, e durou 23 anos. “Descobri pelas cartas que ela seria minha companheir­a”, diz Melchíades.

Psicóloga de formação, Suzana foi orientador­a educaciona­l dos colégios Santa Cruz e Santa Maria, tradiciona­is escolas paulistana­s. Seus pais, Antônio Fernando e Alzira, eram membros influentes da Escola de Pais, uma organizaçã­o internacio­nal voltada à educação familiar.

Violonista e pianista, cantava e chegou a compor músicas que fizeram algum sucesso no meio estudantil.

“Ela era afinada, muito afinada. Na nossa juventude todo mundo vivia em torno de um violão e ela se destacava”, lembra o ex-marido.

Fez questão de cultivar amizades até o fim —reuniase mensalment­e com o grupo de amigas de faculdade.

Morreu no último dia 12, aos 72 anos, de câncer no fígado. Deixa os filhos Tiago, Maria Isabel e Cristiano, noras, genro e quatro netas. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil