Folha de S.Paulo

Orquestra de mulheres lota apresentaç­ões em Curitiba

- HELENA CARNIERI

FOLHA,

Elas detestam quando alguém se refere à sua aparência para falar de seus espetáculo­s. As 20 integrante­s do Ladies Ensemble, que acredita ser a única orquestra profission­al só de mulheres no país, querem se tornar conhecidas pela qualidade.

Seu repertório é variado; vai de Bach a Piazzolla, conta a diretora Fabiola Bach Akel, que também toca viola.

“Estamos lotando teatro sem precisar tocar músicas de desenho ou filme”, diz Akel, referindo-se a programaçõ­es que se tornaram populares em Curitiba.

Violino, viola, violoncelo, contrabaix­o, piano, percussão, oboé, além de gaita ponto e acordeão: tudo elas tocam em pé, inclusive ensaiando um balanço aqui, outro ali, enquanto fachos de luz sobre os vestidos estampados lembram um show de rock.

Tem dado certo. Nos últimos meses, o Ladies Ensemble encheu o prestigiad­o Guairão em duas ocasiões: no já tradiciona­l Concerto das Rosas, em outubro, com renda revertida ao tratamento de pacientes com câncer de mama, e no performáti­co “Carmen”, em setembro.

“Quando você fala em concerto, a pessoa até dá um passo para trás”, diz Akel, que investe na formação de público levando apresentaç­ões para fábricas e escritório­s.

Elas comemoram a renovação de patrocínio­s para 2018, que lhes permitirá algo impensável no começo: um cachê mensal às integrante­s, com idades de 19 a 46 anos.

Maria Luiza Sprogis, 19, entrou como estagiária de violoncelo e logo passou aos solos. “O que mais me contenta é que a orquestra é formada por mulheres que se apoiam e se doam pela música.”

Muitos dos compositor­es que tocam, além do maestro (Alessandro Sangiorgi) e do arranjador (Alexandre Brasolin) são homens. Ainda.

A ideia é ter uma regente, mas antes é preciso investir em formação. “Pedi ao maestro que escolhesse uma auxiliar mulher, para que vá aprendendo”, diz Akel.

O projeto do agrupament­o musical feminino surgiu do Avon Women in Concert, do qual Fabiola participou em 1999 em São Paulo —com a diferença de que não se tratava de um grupo fixo como o Ladies.

Em 2009, a musicista criou um quarteto feminino na capital paranaense, gênese da orquestra atual.

 ?? Brunno Covello/Divulgação ?? Algumas integrante­s do Ladies Ensemble durante apresentaç­ão no Concerto das Rosas
Brunno Covello/Divulgação Algumas integrante­s do Ladies Ensemble durante apresentaç­ão no Concerto das Rosas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil