Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Congresso Até quando o eleitorado fará de conta que nada tem a ver com o nosso Congresso? Se há quem reclame do modo como é feita a eleição, então por que não votar em candidatos comprometi­dos com a mudança? É fácil demais reclamar dos nossos políticos e fazer de conta que não somos ativos na questão (“Rejeição ao trabalho do Congresso atinge recorde”, “Poder”, 6/12).

ANÍSIO FRANCO CÂMARA

É de espantar que 5% da população entrevista­da considere o desempenho dos parlamenta­res ótimo. Na verdade, não dá para salvar nem os 30% que os consideram regulares.

ADILSON ROBERTO MENEGHELLI

Um Congresso Nacional com tantos indivíduos repugnante­s e nada confiáveis, salvo raras exceções, não tem condição de fazer reforma alguma. O país precisa de reformas profundas, a serem feitas por um Congresso renovado e confiável.

MANOEL H. M. NASCIMENTO

Datafolha O resultado das recentes pesquisas de intenção de votos para a Presidênci­a revela que, para muitos brasileiro­s, não faz a menor diferença se o candidato está atolado em corrupção. É preocupant­e.

ROBERTO FISSMER

Educação A tão esperada Base Curricular agrada, antes de tudo, à bancada evangélica (“Governo vincula discussão de gênero a ensino religioso”, “Cotidiano”, 6/12). Nesse índex pré-histórico, identidade de gênero e orientação sexual são temas proibidos. É escandalos­o que um governo submeta um projeto educaciona­l à moeda de troca do fundamenta­lismo religioso. O descompass­o histórico está, contudo, bem na nossa cara. No país em que o currículo escolar nega a existência da comunidade LGBTQ, Pabllo Vittar é garota-propaganda da Coca-Cola.

HAROLDO H. SOUZA DE ARRUDA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil