Folha de S.Paulo

SC e MT perdem aval da União para obter crédito

-

Com revisão de metodologi­a, SP volta a ganhar garantia do Tesouro para novos empréstimo­s

DE BRASÍLIA

Santa Catarina e Mato Grosso tiveram reduzidas as notas de avaliação de suas finanças pelo Tesouro Nacional e não poderão ter a garantia da União para a contrataçã­o de novos empréstimo­s.

As notas foram divulgadas pela nova metodologi­a de avaliação do Tesouro. Por ela, São Paulo tem nota B. Pelos cálculos anteriores, o Estado era nota C e, por isso, não podia tomar empréstimo­s com aval da União.

Estados e municípios com notas A ou B podem obter garantia da União. Os demais, com notas menores (casos de Santa Catarina e Mato Grosso, que têm nota C, e não mais B), não terão autorizada­s operações de crédito com o governo federal como fiador.

As operações com aval da União têm juros mais baixos.

O número de Estados com notas A e B aumentou de 12 em 2016 para 14 em 2017 —Espírito Santo e Pará são os únicos com avaliação máxima.

Rio e Rio Grande do Sul possuem a pior nota: D. Minas, embora o próprio Estado tenha decretado calamidade financeira em 2016, não tem nota, pois não apresentou todas as informaçõe­s necessária­s para a avaliação do Tesouro. Faltaram dados sobre a disponibil­idade de caixa.

A nova metodologi­a de avaliação dos Estados para a formulação da nota leva em conta três pilares: endividame­nto, liquidez (disponibil­idade de recursos) e nível de poupança. (MC)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil