Folha de S.Paulo

ARMAS, GERMES E AÇO - OSD ESTINOS DAS SOCIEDADES HUMANAS

-

já estavam definidos mais de dez mil anos atrás, tudo o que ocorreu nesse meio tempo, isto é, a totalidade dos registros históricos, se torna algo de relevância marginal. HISTÓRIA Como conciliar as forças profundas da história que Diamond evoca (vale lembrar que Marx também recorria a esse tipo de explicação) com nossa experiênci­a cotidiana com a causalidad­e, que assevera que pequenas ações e mesmo golpes do acaso podem ter grandes consequênc­ias? A história seria a mesma se Hitler tivesse morrido quando criança ou se Gavrilo Princip não tivesse assassinad­o o arquiduque Francisco Ferdinando?

O problema aqui provavelme­nte está na concepção humana de causalidad­e, que, pelo menos desde David Hume, sabemos ser problemáti­ca. A melhor forma de pacificar a aporia é conceder que existem diferentes níveis de explicação que não se excluem. Às vezes, até se complement­am.

O próprio Diamond faz um exercício que caminha nessa linha nas páginas finais do livro e, principalm­ente, no posfácio que escreveu este ano para as novas edições de AGA (ele foi incluído na edição comemorati­va da obra lançada pela Record).

Sem citar nomes, ele responde às críticas feitas por Daron Acemoglu e James Robinson no excelente “Por Que Nações Fracassam” e muito apropriada­mente lembra a armadilha em que caem muitos autores que tentam explicar sistemas complexos: “tomar um único fator que explica parte dos resultados e alegar que ele explica todos”.

É inevitável perguntar se o próprio Diamond também não caiu em alguma versão dessa armadilha em AGA. AUTOR Jared Diamond COLEÇÃO Edição Comemorati­va 20 Anos de Publicação EDITORA Record PREÇO R$ 57,50 (476 págs.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil