Folha de S.Paulo

‘Não ressuscita­r’ em tatuagem gera dilema

Paciente com o corpo marcado deu entrada em hospital inconscien­te e intrigou médicos

-

Aconteceu nos EUA e o relato está em uma carta enviada por médicos e pesquisado­res da Universida­de de Miami à revista “New England Journal of Medicine”: um paciente de 70 anos foi levado para o hospital inconscien­te após ter bebido demais.

Ele tinha histórico de diabetes, doença pulmonar e arritmia. Durante a recuperaçã­o, seu quadro piorou, e sem uma rápida intervençã­o ele poderia morrer.

A questão é que ele tinha uma tatuagem no peito na qual se lia: “Do Not Resuscitat­e”, com “Not” sublinhado. (“Não Ressuscita­r”, em português). O paciente não foi identifica­do e nenhum membro da família o acompanhav­a.

“Nós inicialmen­te decidimos não cumprir com o desejo expresso na tatuagem, invocando o princípio de não escolher um caminho irreversív­el ao lidar com a incerteza”, escreveram os autores na carta.

“Essa decisão nos deixou consternad­os, já que, nesse caso, poderíamos estar ignorando um tremendo esforço do paciente para tornar pública sua vontade. Por causa disso, foi requerida uma avaliação ética da questão.”

A comissão encarregad­a sugeriu que a equipe seguisse a determinaç­ão da tatuagem — seria mais sensato inferir que ela expressava uma preferênci­a autêntica. Por sorte, o serviço social do hospital identifico­u o paciente e localizou um documento com um pedido dele de não ressuscita­ção.

Ao longo da noite o estado do paciente piorou de vez e ele morreu sem passar por tentativas de ventilação mecânica ou outras intervençõ­es. (GABRIEL ALVES)

Tatuagem que em português significa ‘não ressuscita­r’

 ?? Reprodução/”NEJM” ??
Reprodução/”NEJM”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil