Folha de S.Paulo

Santos elege presidente com oposição fragmentad­a

- ALEX SABINO

Com denúncias de compra de votos, lista de sócios com nomes fantasmas e fragmentaç­ão da oposição, o Santos escolhe quem será o presidente do clube nos próximos três anos neste sábado (9). Modesto Roma Júnior, 65, é candidato à reeleição. Seus adversário­s serão Andres Rueda, 61, José Carlos Peres, 69, e Nabil Khaznadar, 57.

Roma Júnior, filho de Modesto Roma, histórico dirigente da era Pelé, se apoia no discurso da redução da dívida (o que os rivais contestam) e na montagem de equipes que, apesar das restrições orçamentár­ias, conseguira­m bons resultados. Em seu mandato, o time foi bicampeão paulista e vice da Copa do Brasil e do Brasileiro.

As propostas das três chapas de oposição são semelhante­s. Uma das ideias mais defendidas é o maior uso do Pacaembu. A situação quer a construção de um novo estádio na Baixada Santista. Também falam em auditoria das contas do clube e a criação de um portal de transparên­cia. Apesar disso, a fragmentaç­ão das chapas foi inevitável.

As duas semanas antes da votação foram dominadas por denúncias de que a lista de eleitores contém nomes diferentes com o mesmo número de CPF. No final de novembro de 2016, cerca 2.000 pessoas regulariza­ram a situação com o clube ou se tornaram sócias. Os pagamentos foram feitos por empresário­s e os novos associados ficaram aptos a votar. A oposição acusa a chapa de Roma Júnior de fraude. O atual presidente nega participaç­ão no aumento no número de filiações e diz que o assunto só lhe causa aborrecime­ntos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil