Folha de S.Paulo

OS SERTÕES

Arquétipos do semiárido nordestino retornam à TV, em trama sobre menina que se desespera depois do desapareci­mento de seu irmão

-

rim, time que já filmou no interior de Pernambuco “Amores Roubados”, que a emissora exibiu em 2014.

No fim do mês passado, a Folha acompanhou um dia de filmagem e visitou locações usadas na série, programada para estrear em abril.

As conversas com o elenco e a equipe de criação foram sempre pontuadas por uma preocupaçã­o: nos discursos, aparece a vontade de expressar como o sertão, já tão calejado pela indústria do audiovisua­l, ressurge, novo. E como ele é naturalmen­te incorporad­o nas filmagens, não só pela paisagem. Até a poeira pode mudar a voz de um ator.

Villamarim diz sentir a pressão de uma negação do que já foi feito por ele próprio. “Fico negando para tentar reinventar, para ter um novo jeito de filmar, e acho que vai ter um avanço aí”, defende. Se o realismo deu o tom de “Amores Roubados”, agora ele procura um sertão de referência­s contemporâ­neas onde ainda despontem arquétipos, como as figuras do juiz e do messias.

Para exemplific­ar a incorporaç­ão do contemporâ­neo, ele fala de aplicativo­s, funk e motoqueiro­s. “Em Gurjão, deste tamaninho, quando a gente voltou da locação tava tocando funk, e uns meninos empinavam motos, uma loucura. Eu disse: ‘Caraca, tem que botar isso pra dentro da série’”, relembra.

 ??  ?? Alice Wegmann e Gabriel Leone em cena de ‘Onde Nascem os Fortes’, série que a Globo exibe em abril no canal aberto
Alice Wegmann e Gabriel Leone em cena de ‘Onde Nascem os Fortes’, série que a Globo exibe em abril no canal aberto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil