Folha de S.Paulo

Homem usa espada samurai para matar irmã e se suicidar

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma sacerdotis­a de um templo religioso xintoísta em Tóquio foi assassinad­a com golpes de uma espada samurai pelo próprio irmão, que depois se matou, disse a polícia nesta sexta-feira (8).

Uma cúmplice do homem também morreu no ataque, enquanto o motorista da sacerdotis­a ficou ferido, segundo informaçõe­s da Polícia Metropolit­ana de Tóquio.

Segundo a polícia, Nagako Tomioka, 58, que comandava o templo Tomioka Hachimangu, foi atacada quando saía de seu carro na noite de quinta-feira (7).

Shigenaga Tomioka, 56, irmão de Nagako (segundo a imprensa japonesa), e uma cúmplice não identifica­da estavam escondidos ao lado do tempo.

O homem atacou a irmã com uma espada samurai e a matou. Enquanto isso, a cúmplice, que seria mulher de Shigenaga, começou a correr atrás do motorista com outra espada.

Ele foi ferido no ombro e no peito, mas conseguiu escapar e não corre risco de vida. Na sequência, Shigenaga matou sua cúmplice com a espada e depois se suicidou com a arma. Rastros de sangue se espalharam pelos arredores do templo.

Os motivos do ataque não foram divulgados pelas autoridade­s, mas a imprensa local afirma que os irmãos estavam envolvidos em uma briga pelos direitos de administra­ção do santuário.

De acordo com o jornal “Asahi Shimbun”, Shigenaga administro­u o templo na década de 1990, sucedendo o pai dele. Em 2001, entretanto, o patriarca voltou ao comando, tendo Nagako como suplente.

Cinco anos depois, Shigenaga enviou uma carta à irmã ameaçando “enviá-la para o inferno”.

Quando o pai se aposentou, em 2010, Nagako tornouse sacerdotis­a-chefe em meio a uma briga com organizaçõ­es de templos xintoístas.

O Tomioka Hachimangu é um dos mais tradiciona­is templos xintoístas japoneses. Criado em 1627, o local tem ligação com o sumô e recebeu em 2012 a visita do imperador Akihito.

O Japão mantém leis bastante restritiva­s sobre o porte de armas. As mortes violentas são raras no país.

 ?? Kyodo/Reuters ?? Polícia cerca o templo xintoísta Tomioka Hachimangu, em Tóquio, depois do assassinat­o
Kyodo/Reuters Polícia cerca o templo xintoísta Tomioka Hachimangu, em Tóquio, depois do assassinat­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil