Folha de S.Paulo

Em e-mail, Trump recebe chave para acessar textos vazados sobre Hillary

Mensagem apócrifa foi entregue a comissão da Câmara, diz CNN

-

Donald Trump e seu filho mais velho receberam em setembro de 2016, quando o primeiro ainda era candidato a presidente dos EUA, um e-mail apócrifo oferecendo uma chave para liberar documentos vazados pelo WikiLeaks sobre a oponente, Hillary Clinton.

A informação foi revelada nesta sexta (8) pela rede CNN, que teve acesso ao conteúdo do e-mail, descrito por múltiplas fontes. A mensagem foi entregue ao Congresso em meio a documentos fornecidos pelas Organizaçõ­es Trump à investigaç­ão sobre a interferên­cia russa na eleição de 2016 e seu suposto elo com a campanha republican­a.

O advogado de Trump Jr. confirmou o teor do e-mail, recebido no dia 4 de setembro, tendo como remetente o nome “Mike Erickson” e como destinatár­ios Trump, Trump Jr., o assistente deste e outros do conglomera­do.

Naquele mesmo dia, Trump Jr. escreveu em uma rede social, pela primeira vez, sobre o WikiLeaks e Hillary, que era investigad­a pelo uso de um servidor de e-mails privado em seu período como secretária de Estado (2009-2013).

Questionad­o sobre a mensagem na quarta-feira (6), em sessão da Comissão de Inteligênc­ia da Câmara, Trump Jr. afirmou não ter lembrança dela. Procurados pela CNN, a Casa Branca e o WikiLeaks não se manifestar­am.

O e-mail chegou menos de três semanas antes de Trump Jr. e o WikiLeaks trocarem mensagens no Twitter, como revelado em novembro pela revista “The Atlantic”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil