Folha de S.Paulo

Acordo com Vivien.

-

to já é aplicado em 69 instituiçõ­es nos Estados Unidos — o A.C.Camargo foi o primeiro a trazê-lo para o Brasil.

Atualmente, o centro trabalha na descentral­ização do atendiment­o ambulatori­al, que ainda é realizado em conjunto com todas as outras etapas de tratamento no complexo em funcioname­nto.

A criação do novo centro, voltado para atendiment­os mais simples, agiliza o atendiment­o como um todo ao absorver cerca de 30% dos pacientes em tratamento, de ‘NAVEGADOR’ Outra caracterís­tica do cancer center absorvida pelo A.C.Camargo é a do “enfermeiro navegador”. Uma das queixas dos pacientes durante o tratamento é a perda de referência —à medida que o atendiment­o avança, não há uma figura fixa que acompanhe o caso. Esse enfermeiro se torna, então, uma espécie de “guia”.

O “tumor board” é mais uma forma de personaliz­ar e tornar o tratamento mais preciso. Desde 2016, um grupo de especialis­tas que inclui pesquisado­res, professore­s e médicos se reúne para definir tratamento­s de casos que fogem do protocolo de tratamento.

Cerca de 600 oncologist­as atuam no centro, que, em 2016, realizou 3,8 milhões de atendiment­os — 62% dos casos ambulatori­ais foram dedicados a pacientes do SUS. Atualmente, é o 3º maior do mundo, com 470 leitos e formação de 180 profission­ais por ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil