Folha de S.Paulo

Alckmin assume comando do PSDB com aceno ao PMDB

Em convenção, governador poupa Temer de críticas e faz ataques ao PT

-

Chapa foi eleita com 470 votos favoráveis e só três contrários, mas as divisões internas da sigla permanecem

a posição do PSDB na reforma da Previdênci­a. Seria seu primeiro movimento para manter a interlocuç­ão com o presidente.

Ao poupar o atual governo, Alckmin centrou seus ataques no PT e no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje líder nas pesquisas para a eleição de 2018. Disse, conforme antecipou a Folha, que “Lula quer voltar à cena do crime”. “Será que os petistas merecem nova oportunida­de?”, questionou. “Nós os derrotarem­os nas urnas.”

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez coro com o discurso do governador. “Eu prefiro combatê-lo na urna do que vê-lo na cadeia”, completou.

Os tucanos responsabi­lizaram os petistas pela recessão econômica dos últimos anos e pelo desemprego. “O Brasil vive uma ressaca. Descobriu que a ilha da fantasia petista nunca foi a terra prometida”, disse o governador.

A chapa encabeçada por Alckmin foi eleita para comandar o PSDB por 470 votos favoráveis e só três contrários, mas as divisões internas da sigla permanecem vivas.

O governador paulista montou uma cúpula partidária para contemplar diversos grupos da legenda. O primeiro da linha sucessória será o governador de Goiás, Marconi Perillo, hoje próximo ao senador Aécio Neves (MG), seguido do deputado Ricardo Tripoli (SP), ligado a Tasso Jereissati (CE). Com isso, Alckmin distribuiu os postos entre as duas alas que protagoniz­aram conflitos recentes no PSDB.

O governador paulista hesitava em intervir na disputa entre os dois, mas se convenceu a fazê-lo para evitar um racha no partido que pudesse prejudicar sua candidatur­a à Presidênci­a da República.

Além disso, Alckmin pretendia sair da convenção deste sábado consagrado como o candidato tucano ao Planalto, mas seus planos foram frustrados pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, que discursou anunciando sua pré-candidatur­a. “Terei a honra de enfrentar e derrotar Geraldo Alckmin na disputa pela Presidênci­a da República”, disse o prefeito. (TALITA FERNANDES, BRUNO BOGHOSSIAN, DANIEL CARVALHO E THAIS BILENKY)

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? O governador de SP, Geraldo Alckmin, tira fotos com militantes durante convenção em que foi eleito presidente do PSDB
Pedro Ladeira/Folhapress O governador de SP, Geraldo Alckmin, tira fotos com militantes durante convenção em que foi eleito presidente do PSDB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil