Folha de S.Paulo

Ministros serão investigad­os por caronas em voos

Folha revelou que auxiliares de Temer transporta­m parentes e lobistas a bordo da FAB

-

A Comissão de Ética da Presidênci­a instaurou investigaç­ão sobre seis ministros para apurar se houve irregulari­dade na oferta de caronas a parentes e lobistas em voos da FAB (Força Aérea Brasileira).

A apuração foi aberta com base em reportagem publicada nesta segunda (11) pela Folha, segundo a qual os auxiliares presidenci­ais transporta­ram em viagens oficiais pessoas sem vínculo com a administra­ção pública.

O órgão federal irá investigar o comportame­nto dos ministros Helder Barbalho (Integração Nacional), Sarney Filho (Meio Ambiente), Gilberto Kassab (Comunicaçõ­es), Maurício Quintella (Transporte­s), Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Dyogo Oliveira (Planejamen­to). A norma que regulament­a a utilização das aeronaves oficiais não autoriza expressame­nte o embarque de pessoas sem cargo.

O presidente da comissão de ética, Mauro Menezes, solicitou às pastas a relação dos ocupantes nos aviões militares e ressaltou que pessoas estranhas à gestão pública não deveriam acompanhar viagens pelo princípio da impessoali­dade.

“O uso de aeronaves é derivado de interesses públicos e deve respeitar o limite da necessidad­e. Não é possível a utilização para finalidade­s privadas”, afirmou.

Como punições, o código da alta administra­ção federal prevê tanto uma simples ad- vertência como recomendaç­ão de exoneração do servidor público.

Na prática, a advertênci­a tem como efeito uma espécie de registro de violação ética no currículo da autoridade, mas não impede o ministro de ocupar outros cargos na esfera pública.

Os seis ministros terão prazo de dez dias, após serem notificado­s, para apresentar esclarecim­entos sobre as viagens oficiais.

No mês passado, a comissão de ética abriu investigaç­ão contra nove ministros, também baseada em matéria da Folha, sobre eles terem priorizado viagens oficiais a seus redutos eleitorais. RECUSA verno Temer se recusa a informar as listas com o nome dos passageiro­s que os acompanham em voos da FAB. A Folha tentou obter informaçõe­s pela Lei de Acesso à Informação, mas elas foram negadas em ao menos sete casos.

As pastas que não forneceram os dados foram Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria-Geral da Presidênci­a, Educação, Agricultur­a, Transparên­cia e Fazenda.

Congressis­tas aproveitam frequentem­ente aviões da FAB para caronas a lobistas, empresário­s e colegas. A Câmara dos Deputados, porém, não forneceu lista de passageiro­s à reportagem sob o argumento de que “a Casa não mantém os registros dos mesmos.

(GUSTAVO URIBE,

 ?? Mateus Bonomi - 28.ago.2017/AGIF Globo ?? Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente do governo Temer
Mateus Bonomi - 28.ago.2017/AGIF Globo Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente do governo Temer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil