Folha de S.Paulo

Fabricante­s de elevadores projetam retomada em 2018

-

O setor de elevadores prevê cresciment­o de até 4% do mercado nacional em 2018, depois de três anos de resultados mais fracos, segundo fabricante­s e entidades.

“Prevemos um retorno aos patamares de vendas que registráva­mos no início de 2015”, diz Marcelo Braga, presidente do Seciesp (sindicato dos fabricante­s).

“Estamos otimistas. Os sinais de melhora no mercado imobiliári­o impactam o setor, que demora mais para retomar”, afirma Fabio Mezzarano, diretor da Atlas Schindler para as Américas.

Apesar da crise, a empresa manteve os níveis de investimen­to, de R$ 100 milhões ao ano. “Nos concentram­os em produtos para exportação em 2017”. A filial brasileira atende a toda a América Latina.

A companhia vai ampliar em 2018 as instalaçõe­s de sua matriz no Brasil, localizada em São Paulo. O montante a ser aplicado nas operações locais vai se manter na casa dos R$ 100 milhões

“O faturament­o das empresas se manteve porque o cresciment­o nas áreas de serviços e modernizaç­ão compensou a queda nos equipament­os”, diz Braga.

“Percebo alta de negócios no setor neste segundo semestre. Nossa projeção é crescer 3% neste ano e ter um resultado mais robusto no ano que vem”, afirma Julio Bellinassi, presidente da Otis para a América do Sul.

A multinacio­nal estima que a venda de elevadores novos no país suba. “Com os lançamento­s imobiliári­os, há boas perspectiv­as”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil