Folha de S.Paulo

Mais velho a jogar um Mundial, goleiro rival do Grêmio tem 44 anos e 1,72 m

- FÁBIO ALEIXO

Rival do Grêmio nesta terça-feira (12), em Al Ain, o Pachuca, do México, levará a campo o jogador mais velho a atuar na história de um Mundial de Clubes —desde que o torneio passou a ter o atual formato. Se trata do goleiro mexicano Óscar Pérez, 44.

O titular chama a atenção não apenas pela idade, mas também pela estatura. Mede apenas 1,72 m, pouco para um goleiro profission­al —é 16 centímetro­s mais baixo do que Marcelo Grohe.

Apelidado de “El Conejo” (o coelho, em espanhol) por causa de sua velocidade e da capacidade de tocar o travessão com um dos pés pulando, tem diversas passagens pela seleção mexicana, com 56 jogos disputados entre 1997 e 2010 e três aparições em Copas (1998, 2002 e 2010).

É também um símbolo do Pachuca, clube no qual está desde 2013 e já defendeu em 169 partidas oficiais. Tem inclusive um gol marcado neste ano aos 47 minutos do segundo tempo que decretou empate em 2 a 2 com o Cruz Azul. Ele anotou de ombro após tentar uma cabeçada em uma cobrança de escanteio.

O Mundial pode ser sua penúltima competição como profission­al —o Pachuca ainda disputa a final da Copa do México, no dia 22, contra o Monterrey. Seu contrato se encerra em dezembro e ele ainda não sabe se continuará jogando como profission­al.

“A verdade é que ainda me sinto bem, sem nenhum problema físico”, afirmou.

Na estreia no Mundial, no sábado (9), ele pouco trabalhou na vitória por 1 a 0 sobre o Wydad Casablanca (MAR). EX-MILAN Com bem menos tempo de casa, mas com a mesma moral devido ao impacto que teve sua contrataçã­o, Keisuke Honda, 31, pode ser considerad­o a principal estrela do campeão da Liga dos Campeões da Concacaf (Confederaç­ão de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe).

Presente em duas Copas do Mundo (2010 e 2014) e a caminho da terceira, na Rússia, Honda, chamado no Japão de “Imperador”, chegou ao clube mexicano em 15 de julho deste ano a custo zero.

Após receber ofertas de times da Major League Soccer, dos EUA, optou por fechar contrato com o Pachuca ao fim do vínculo com o Milan.

Contratado em 2014 pelo time italiano, nunca conseguiu se firmar. Desde a estreia em 12 de janeiro daquele ano, entrando como substituto de Robinho, até seu adeus foram 92 jogos e somente 11 gols.

No Pachuca, onde é titular absoluto e veste a camisa 02, ainda vai tentando engrenar. Em 17 jogos, soma seis gols.

Na sua primeira partida no Mundial de Clubes, teve atuação discreta e só deu um chute a gol com perigo.

 ?? Hassan Ammar - 9 dez.2017/Associated Press ?? Pérez quebrou recorde de idade na estreia contra o Wydad
Hassan Ammar - 9 dez.2017/Associated Press Pérez quebrou recorde de idade na estreia contra o Wydad

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil