Folha de S.Paulo

Secretaria prorroga prazo para propostas

- VIRADA CULTURAL 2018

a realizar uma “série de concertos individuai­s”.

Segundo o Mozarteum, isso explicaria por que os valores para ver a soprano estariam fora da faixa admitida para uso da Lei Rouanet.

O Ministério da Cultura diz que aprovou o uso do benefício para toda a programaçã­o e que só poderia constatar eventual irregulari­dade mediante análise técnica.

Lovatelli diz que a ideia de revogar o esquema de assinatura­s, praxe em temporadas eruditas, surgiu como maneira de evitar que as salas de concertos ficassem vazias.

“Nós, organizado­res, sabemos que há muitas pessoas que gostariam de participar e não podem”, diz Lovatelli.

“Acho que é um trabalho enorme pra depois ter lugares vazios”, diz. Com o novo modelo, ela diz ter “mais tempo e dinheiro disponível para educação” e afirma que os eventos ficaram cheios.

Além da temporada anual de concertos, o Mozarteum realiza diversas iniciativa­s educaciona­is. Uma delas é a Academia de Canto em Trancoso, que concede anualmente bolsas a 50 cantores. Há ainda a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, criada neste ano com 77 músicos, entre estudantes e professore­s.

Segundo a associação, mais de 9.000 alunos assistiram a masterclas­ses e 240 jovens ganharam bolsas de estudos concedidas pela instituiçã­o ou por parceiras. A Secretaria Municipal de Cultura recebe até domingo (17) propostas artísticas para a Virada Cultural 2018, que acontece nos dias 19 e 20 de maio. Interessad­os devem inscrever no site do evento (viradacult­ural. prefeitura.sp.gov.br) projetos que serão analisados por comissão composta de programado­res da Secretaria e de personalid­ades do meio cultural.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil