Folha de S.Paulo

Empresário deixa floricultu­ra para fazer psicanális­e de empresa

-

DE SÃO PAULO

Precursora do e-commerce de floricultu­ras no Brasil, a família Casarini, que criou o site Flores Online, acaba de deixar o negócio.

Os sócios que fundaram a marca nos anos 1990 e inspiraram concorrent­es como a Giuliana Flores venderam a fatia em torno de 30% que lhes restava no negócio para um competidor de menor porte, a Isabela Flores.

Em 2012, a família já havia vendido o controle da empresa para a americana 1-800-flowers.com e o fundo BR Opportunit­ies, mas permaneceu à frente da empresa.

Os investidor­es continuam no negócio injetando mais capital para também adquirir uma participaç­ão da Isabela, que tem outra marca, Uniflores, concorrent­e no mercado de entrega de flores em até três horas.

“A Isabela é uma empresa muito nova, que em cinco anos passou a preocupar os líderes desse segmento”, diz Carlos Miranda, sócio da BR Opportunit­ies.

Somadas, as receitas dos negócios devem alcançar R$ 70 milhões neste ano, calcula Miranda. “O plano agora é seguir o 1-800-flowers e expandir para a América do Sul e países de língua portuguesa”, afirma Miranda.

A experiênci­a adquirida nos anos em que geriu a Flores Online servirá de insumo para o fundador Eduardo Casarini em seu novo negócio.

Depois de uma temporada de estudos no MIT e em Harvard, Casarini montou a Peak29, empresa que oferece uma espécie de terapia focada em estratégia para empreended­ores.

Com um sócio psicanalis­ta, a Peak29 já tem 30 clientes, e o principal produto é um atendiment­o para tratar dos dilemas de empreender.

“No meu processo na Flores Online, vi na psicanális­e uma forma de sair do caos do dia a dia para refletir. Me ajudou muito para discutir questões com sócios, longo prazo, sentido de ter a empresa. Se o empreended­or está bem, a empresa vai bem, porque a empresa pequena depende muito dele”, afirma Casarini. (JOANA CUNHA)

 ?? Adriano Vizoni/Folhapress ?? Carlos Miranda (esq.), sócio da BR Opportunit­ies, e Luiz Torres, da Isabela Flores
Adriano Vizoni/Folhapress Carlos Miranda (esq.), sócio da BR Opportunit­ies, e Luiz Torres, da Isabela Flores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil