Folha de S.Paulo

Um gaúcho calado que lutou na 2ª Guerra

- JOSÉ JOÃO PEREIRA (1915-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES GILBERTO COUTINHO CARVALHAL - Nesta segunda (18), ao meio-dia, na Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 90, Jd. Paulistano. MARIA FLORA PEREIRA DE QUEIROZ - Nesta terça (19), às 17h,

José João Pereira foi o primeiro a se manifestar entre uma porção de jovens soldados que se reuniam no batalhão do Exército na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. Um passo à frente que o fez atravessar o Atlântico até a Itália.

A noiva, Cacilda, não gostou da ideia de o futuro companheir­o lutar na Segunda Guerra Mundial. Chegou a romper o compromiss­o antes da partida do jovem voluntário após alguns meses de treinament­o no Rio de Janeiro.

Nascido em São Pedro do Sul (RS), José João conheceu o trabalho cedo, o que o fez conhecer a farda tarde. Estava dedicado às plantações de arroz no Uruguai quando alcançou a idade do alistament­o, que acabou adiado.

Chegou à Europa no início de 1945. Soube logo no desembarqu­e sobre a tomada de Monte Castello —principal batalha com participaç­ão das tropas brasileira­s. Uma doença repentina também atrapalhou os planos de combate. Ao se recuperar, ficou cerca de oito meses na companhia de engenharia da FEB (Força Expedicion­ária Brasileira).

Apesar de ser um homem de poucas palavras, lembrava com frequência das histórias da época. O destaque era sempre o retorno ao Brasil, que teve a presença do então presidente, Getúlio Vargas.

José João se estabelece­u na cidade de Santa Maria (RS) com Cacilda, que reatou o noivado logo depois da volta do companheir­o. Ele trabalhou na Esso e nos Correios até se aposentar como subtenente do Exército aos 69 anos.

Morreu na última segunda (11), aos 102 anos, em decorrênci­a de um tumor. Viúvo, deixa quatro filhos, dez netos, dez bisnetos e uma trineta. coluna.obituario@grupofolha.com.br 40º DIA OUTRAS Torta), av. Prof. Frederico Hermann

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil