Folha de S.Paulo

Interior tem bom potencial para negócios esportivos

EMPRESÁRIO QUE ORGANIZA IRONMAN VÊ MERCADO PARA PEQUENOS LONGE DAS CAPITAIS

-

FOLHA

O empresário Carlos Galvão está à frente de um dos mais importante­s eventos esportivos que acontecem no Brasil. Sua empresa, a Unlimited Sports, detém os direitos do Ironman no país, competição mundial de triatletis­mo que faz 40 anos em 2018.

Formado em administra­ção e triatleta, Galvão deixou o mercado financeiro quando enxergou que a prova era mal explorada por aqui. Desde que passou a organizá-lo, em 2000, o Ironman aumentou em mais de dez vezes o número de competidor­es. Folha - Como surgiu a ideia de trazer o Ironman ao Brasil? Carlos Galvão - Em 1995, eu trabalhava na Bolsa de Valores e comecei a praticar triatlo como esporte. Com o tempo, me interessei pelo Ironman e não entendia por que a prova não crescia no Brasil. A etapa acontecia em Porto Seguro e a infraestru­tura não era adequada. Eu me apresentei à World Triathlon Corporatio­n, nos Estados Unidos, dona da marca, e saí de lá com a licença para realizar o evento a partir de 2000. Assim nasceu minha primeira empresa, a Latin Sports, em sociedade com o Alberto Azevedo, sócio da Track&Field. Quais mudanças promoveu no Ironman a partir de então?

A primeira medida foi transferir a prova para Florianópo­lis. Já no primeiro ano, o número de atletas pulou de 223 para 476. Conforme o Ironman ganhava corpo, passamos a desenvolve­r outros eventos, como o Track & Field Run Series. Em 2014, fizemos 82 eventos ao todo. Chegamos a ter 84 funcionári­os e a faturar R$ 25 milhões. Até que, em março de 2016, decidi sair da sociedade para fundar a Unlimited Sports e me especializ­ar nos eventos de triatlo. Trouxe o Ironman comigo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil