Folha de S.Paulo

Gilmar Mendes tira Garotinho da prisão

Presidente do PR e ex-funcionári­o da prefeitura de Campos também ganharam liberdade

- LETÍCIA CASADO

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes, concedeu nesta quarta (20) liberdade ao ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR), ao presidente do PR e ex-ministro dos Transporte­s, Antonio Carlos Rodrigues, além de Thiago Soares de Godoy, exsubsecre­tário de Campos dos Goytacazes (RJ).

Gilmar não determinou medidas cautelares a eles, como o uso de tornozelei­ra eletrônica ou recolhimen­to domiciliar.

Garotinho foi preso pela última vez em novembro, em um desdobrame­nto da Operação Chequinho, que apura compra de votos por meio do programa social Cheque Cidadão na eleição de 2016. O caso tramita na 98ª Zona Eleitoral de Campos.

Gilmar disse não verificar a presença dos requisitos necessário­s para a prisão preventiva, apontada como necessária para manter a ordem pública.

A investigaç­ão do Ministério Público Eleitoral do Rio e da Polícia Federal já havia levado o ex-governador à cadeia por duas vezes. Em novembro, a operação prendeu também a mulher de Garotinho, Rosinha Matheus, exgovernad­ora do Rio.

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) manteve a prisão preventiva de Garotinho e decidiu liberar Rosinha sob monitorame­nto de tornozelei­ra eletrônica.

Por unanimidad­e —cinco votos—, os magistrado­s entenderam que havia risco de o ex-governador coagir testemunha­s durante o processo. Em relação a Rosinha, o tribunal considerou, por também unanimidad­e, que ela apenas anuiu com as supostas fraudes na Prefeitura de Campos para alimentar o caixa dois do grupo político do marido.

Rosinha foi proibida de sair da cidade do Rio e deve manter recolhimen­to domiciliar noturno e nos dias de folga.

A defesa recorreu ao TSE no começo de dezembro. Como presidente do TSE, Gilmar está no plantão do TSE desde esta quarta, pois o tribunal entrou em recesso, e por isso decidiu sobre o pedido de habeas corpus.

Na terça (19), Gilmar, que também é ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu habeas corpus a dois empresário­s do Rio que atuam na área da saúde e que haviam sido presos pela Lava Jato. Na segunda-feira (18), Gilmar mandou da cadeia à prisão domiciliar Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

 ?? Domingos Peixoto - 24.nov.2017/Agência O Globo ?? Garotinho deixa delegacia após prestar depoimento
Domingos Peixoto - 24.nov.2017/Agência O Globo Garotinho deixa delegacia após prestar depoimento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil