Folha de S.Paulo

Quase 3.000 PMs reforçam segurança no litoral paulista

- OPERAÇÃO VERÃO

elas, quando atua em um shopping da cidade.

“Vou continuar aprendendo para ficar cada vez melhor, a felicidade dessas crianças ao perceberem que Papai Noel consegue falar com elas é muito gratifican­te, compensa qualquer esforço.”

A proximidad­e das festas de fim de ano alegra Ana Beatriz Alves Aguiar, 8. Ela nasceu com deficiênci­a auditiva profunda bilateral e usa Libras. Ela conheceu Papai Noel Graciano em 2015 e, desde então, vai visitá-lo para fazer o seu pedido de Natal. Neste ano, uma boneca Cinderela.

“Essa iniciativa é muito importante para as crianças com deficiênci­a auditiva. Elas sentem uma felicidade imensa quando são compreendi­das pelo Papai Noel”, disse Edna Maria Alves da Silva, mãe de Ana Beatriz.

A pequena Jamilly, 4, deixou a timidez de lado e deu muitas gargalhada­s ao lado do Papai Noel Graciano.

“Eu fiquei surpresa, minha filha é muito tímida, retraída. Mas com o Papai Noel ela se soltou, ficou muito feliz mesmo por conseguir conversar com ele”, afirmou Yasmini Ribeiro Bastos, mãe de Jamilly.

As duas estudantes foram ao shopping com um grupo de crianças assistido pela AADA (Associação de Apoio ao Deficiente) da cidade.

“As crianças se sentem surpresas e felizes quando, num ambiente diferente do familiar e institucio­nal, encontram pessoas que compreende­m a linguagem de sinais”, disse a psicopedag­oga Jussara Alvarenga, da AADA.“Poder ir a um lugar como o shopping e conseguir conversar com o Papai Noel é uma felicidade muito grande para elas” DE SÃO PAULO - A Secretaria da Segurança de SP iniciou nesta quarta (20) a Operação Verão, uma medida de reforço do policiamen­to nos litorais norte e sul durante a estação.

Serão destacados 2.954 PMs para 16 municípios. Também foram criadas 2.726 vagas extras para policiais civis durante a ação —que se estenderá até 16 de fevereiro de 2018, após o fim do Carnaval.

Do total de PMs, 2.155 serão transferid­os temporaria­mente para o litoral: 861 vindos de outras cidades e 1.294 policiais recém-formados (1.012 sargentos e 282 soldados). Neste verão, a operação conta com cerca de 250 vagas a mais que em 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil