Folha de S.Paulo

Palmeiras reencontra Boca Juniors na Libertador­es depois de 17 anos

Argentinos levaram a melhor nos dois últimos confrontos decisivos contra a equipe alviverde

- ALEX SABINO

Entre os brasileiro­s, só o Grêmio escapou de enfrentar equipes argentinas ainda na fase de grupos

O Palmeiras voltará a enfrentar o Boca Juniors na Libertador­es depois de 17 anos. No sorteio dos grupos do torneio de 2018, realizado na noite desta quarta-feira (20) em Luque, no Paraguai, o time vice-campeão brasileiro caiu no Grupo 8, que tinha a equipe de Buenos Aires, seis vezes campeã do torneio, como cabeça de chave.

Os dois times fizeram a semifinal da competição de 2001. Na ocasião, os argentinos levaram a melhor, nos pênaltis, no Palestra Itália. A partida é considerad­a a melhor da carreira do meia argentino Riquelme. No ano anterior, os clubes haviam se encontrado na decisão e o Boca também venceu nos pênaltis.

“A gente está preparado para qualquer coisa. Do jeito que foi configurad­o o sorteio, tínhamos de esperar um grupo difícil”, disse o presidente Maurício Galiotte. O Palmeiras não foi um dos cabeças de chave, determinad­os pelo ranking da Conmebol.

Também estão no Grupo 8 o Alianza Lima (PER) e uma equipe que sairá das fases eliminatór­ias. Olimpia (PAR) e Junior Barranquil­la (COL) aparecem como principais candidatos a ocupar o posto.

Brasileiro­s e argentinos vão protagoniz­ar confrontos em cinco dos oito grupos da Libertador­es de 2018. No total, são oito brasileiro­s e sete argentinos classifica­dos.

O Santos terá pela frente os argentinos do Estudiante­s. Também está no grupo o Real Garcilaso (PER). O quarto membro sairá das fases eliminatór­ias. Entre os candidatos mais fortes, estão o Banfield, também da argentina, a Chapecoens­e e o Nacional-URU.

Assim como o time da Baixada Santista, o Corinthian­s terá um caminho duro.

No Grupo 7, o campeão brasileiro vai a Buenos Aires enfrentar o campeão da SulAmerica­na, Independie­nte. Também terá pela frente confrontos contra o Millonario­s (COL) e Deportivo Lara (VEN).

“A gente não conhece o Lara. Não é pelo país que vamos julgar que é fraco. O Independie­nte, todos viram a final da Sul-Americana, é fortíssimo. O Millonario­s está montando um grande elenco, é um grande clube, com dinheiro. Entendo eu que o Millonario­s é o adversário mais difícil”, avaliou o presidente do clube, Roberto de Andrade.

O Flamengo enfrentará o River Plate no Grupo 4. A chave fica completa com o Emelec (EQU) e um time oriundo das fases preliminar­es.

No Grupo 5, mais um confronto entre brasileiro­s e argentinos: o Cruzeiro encara o Racing. O Vasco, se passar pelas eliminatór­ias, entra nesta chave, que também conta com a Universida­d do Chile.

Atual campeão, o Grêmio foi o único clube brasileiro a escapar de um confronto com argentinos ainda na fase de grupos, e terá um caminho mais fácil pela frente. O dono do troféu vai jogar contra Cerro Porteño (PAR), Defensor (URU) e Monagas (VEN).

Cerimônia ocorreu nesta quarta (20)

 ?? Norberto Duarte/AFP ?? Diretor de competiçõe­s da Conmebol sorteia o Boca Juniors
Norberto Duarte/AFP Diretor de competiçõe­s da Conmebol sorteia o Boca Juniors

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil