Folha de S.Paulo

Icapuí esconde praias desertas e falésias

Em trecho pouco conhecido do litoral nordestino, Ponta Grossa e Redonda têm dunas e vegetação de restinga

- ROBERTO DE OLIVEIRA

Município, que fica próximo da divisa com o Rio Grande do Norte, também é considerad­o a terra da lagosta

Existe um trecho do litoral leste do Ceará, quase na divisa com o Rio Grande do Norte, ainda pouco conhecido, até mesmo pelo turismo “day use”, aquele que explora a vizinhança da capital, Fortaleza, em viagens bate e volta.

Esse território, porém, é maior do que toda a faixa litorânea do Piauí, com 60 km de extensão, e guarda duas praias praticamen­te intocadas que merecem bem mais que uma rápida visita: Ponta Grossa e Redonda.

As duas estão localizada­s em Icapuí (“canoa veloz”, em tupi), município com uma população estimada em 18 mil habitantes, a cerca de 200 km de Fortaleza. O lugar integra o Roteiro das Falésias.

A melhor forma de explorar a região é alugar um carro —a versão 1.0 dá conta do recado. Da capital, o motorista deve seguir pelas estradas CE-040/BR-304 e CE-261, trajeto percorrido em ao menos três horas de viagem. Ao chegar à cidade, basta seguir as placas de orientação: à esquerda, seguimos rumo à praia de Ponta Grossa; à direita, à da Redonda.

Em Ponta Grossa, logo ao estacionar o carro, o perfil dos moradores da comunidade chama a atenção: gente de pele clara, queimada de sol, olhos verdes e cabelos lisos. A maioria dos nativos é descendent­e de holandeses, europeus que ali chegaram no início do século 17.

Hoje, parte dos nativos de Ponta Grossa instalou, na beira da praia, barracas com pédireito de cinco metros de altura, o que torna esses ambientes sempre frescos, graças à circulação constante do ar.

É o caso da Macura: em plena temporada de férias, dá para saborear uma cauda assada de lagosta (Icapuí é considerad­a a terra do crustáceo), com alho e óleo, mais legumes e arroz com brócolis. Serve dois e sai por R$ 75.

Há, contudo, outros encantos, principalm­ente os avistados à beira-mar: as praias restaurant­es e pousadas.

Situada em área de mangue, a praia da Requenguel­a, na região mais central da cidade, surpreende pelo recuo da maré, que chega a alcançar mais de dois quilômetro­s. É ali onde ocorre o encontro de mar com rio, formando a área da Barra Grande, ponto de encalhe das embarcaçõe­s lagosteira­s para reparo.

A Requenguel­a oferece uma das experiênci­as mais encantador­as do extremo leste do litoral cearense: a de caminhar pelas passarelas da Estação Ecológica de Mangue Pequeno, onde é possível acompanhar o avanço do mar ao mesmo tempo em que se contempla a fauna e a flora típicas do manguezal. Ninguém gasta um tostão para assistir a esses espetáculo­s.

 ??  ?? Praia da Redonda, em Icapuí, no Ceará
Praia da Redonda, em Icapuí, no Ceará

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil