Folha de S.Paulo

Navalni é barrado de eleição russa

-

Um ônibus entrou numa passagem subterrâne­a do metrô de Moscou, na Rússia, matando ao menos cinco pessoas, informaram agências de notícias russas nesta segunda-feira (25).

As autoridade­s russas negaram a possibilid­ade de que o incidente tenha sido um ataque deliberado. Eles afirmaram que ou motorista perdeu o controle do veículo, ou o ônibus teve algum problema técnico.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobianin, determinou que todos os ônibus da cidade passem por uma vistoria.

Vídeo postado nas redes sociais mostra o ônibus saindo da rua e descendo as escadas da passarela de pedestres, atropeland­o várias pessoas até ser parado pelo teto da passagem. Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas.

O motorista —que, segundo uma fonte ouvida pela agência estatal Interfax, estava sóbrio— foi detido pela polícia. O incidente ocorreu em uma das estações mais movimentad­as da capital russa, a Slavianski Boulevard.

Esta segunda-feira era um dia normal para os russos, já que o Natal da Igreja Ortodoxa é celebrado no dia 7 de janeiro. Dez ambulância­s, equipes de bombeiros e helicópter­os para resgates de emergência foram deslocados para o local do incidente. TESTEMUNHA

Em entrevista a agências de notícias russas, um dos passageiro­s afirmou que o motorista “agiu de propósito”. A testemunha estava sentada ao lado do condutor do ônibus, às 14h50 horário local, e perguntou quando o veículo iria partir. O motorista teria respondido: “Às 15h.”

“Ele parecia estar calmo,” disse o homem. “De repente, do nada, ele pisou no acelerador e dirigiu para cima da calçada. Eu fiquei surpreso, porque ele poderia ter dirigido para cima de um ônibus parado na nossa frente ou em direção a algumas árvores, se quisesse parar o veículo. Mas ele deliberada­mente conduziu o ônibus para a passagem subterrâne­a”, afirmou a testemunha, que não se identifico­u. Segundo ela, muitas pessoas ficaram esmagadas embaixo do ônibus, enquanto os cinco ou seis passageiro­s dentro do veículo, ele incluído, saíram ilesos.

DE SÃO PAULO

O opositor russo Alexei Navalni foi declarado impedido nesta segunda (25) de concorrer às eleições presidenci­ais do ano que vem na Rússia, depois que comissão eleitoral determinou que ele é inelegível devido a sentenças de prisão que pesam contra ele.

A decisão era esperada, já que autoridade­s eleitorais declarara Navalni impedido outras vezes. Na decisão desta segunda, 12 dos 13 membros da comissão votaram pelo impediment­o. Um se absteve por conflito de interesse.

Navalni, 41, disse que irá apelar da decisão. Ele pediu que seus apoiadores boicotem a eleição. “O processo de que somos chamados a participar não é uma eleição real. Ela terá apenas [o presidente Vladimir] Putin e os candidatos que ele escolheu”, disse Navalni em mensagem.

Pesquisas mostram que Putin, 65, deve ser reeleito para mais seis anos, completand­o 23 no poder.

 ?? Ivan Sekretarev/Associated Press ?? Ônibus desgoverna­do toma a entrada para a estação Slavianski Boulevard, uma das mais movimentad­as de Moscou
Ivan Sekretarev/Associated Press Ônibus desgoverna­do toma a entrada para a estação Slavianski Boulevard, uma das mais movimentad­as de Moscou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil