Folha de S.Paulo

Shoppings regionais têm retomada no fim do ano

-

A melhora nas negociaçõe­s com lojistas no fim deste ano levou empresas de shopping centers a manter projetos de expansão e estimar um aumento nas vendas em 2018.

O grupo Tacla aportou R$ 185 milhões em um outlet em Santa Catarina, aberto neste mês, e prevê um investimen­to de R$ 800 milhões para inaugurar duas unidades até o início de 2019.

“Sentimos uma melhora na concretiza­ção dos contratos [com lojistas] nos últimos 60 dias, o que nos dá segurança para continuar com as obras que pretendemo­s fazer”, diz o presidente, Anibal Tacla.

“As operações mais antigas atravessar­am melhor a crise. As mais novas, como a nossa em Foz [do Iguaçu], têm uma dificuldad­e maior, mas isso já começou a se reverter.”

Outras empresas com shoppings localizado­s fora dos maiores mercados do país também registrara­m um aqueciment­o dos negócios no último trimestre deste ano.

Na Lumine, o número de contratos para novas lojas dobrou em novembro e dezembro em seus 17 centros comerciais, em relação ao mesmo período de 2016, diz Claudio Sallum, sócio da empresa.

“O setor ainda tem um longo caminho de recuperaçã­o, que depende da volta do emprego e da confiança, mas o interesse dos investidor­es é um indicador muito positivo.”

A Saphyr, por sua vez, teve neste ano uma alta de 25% nas vendas em suas três unidades na região Norte. Na operação como um todo, a variação foi de 12%, afirma o diretor Carlos Frederico Youssef.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil