Folha de S.Paulo

Santos, Guarujá e Praia Grande terão drones contra roubos e afogamento­s

Monitorame­nto pelo ar mira segurança e aglomeraçõ­es em praias do litoral de São Paulo

- JÉSSICA LIMA PAULO GOMES

A virada do ano e as férias nas praias do litoral paulista contarão com novidades no quesito de segurança. Além de receber reforço de policiamen­to —com rondas por carro, motociclet­as e bicicletas—, cidades da região apostam no uso de drones.

O objetivo do monitorame­nto pelo ar é minimizar roubos, brigas e até mesmo afogamento­s. Mais de 4,3 milhões de veículos são esperados até 18 de fevereiro no sistema Anchieta-Imigrantes, principal rota de acesso da capital à Baixada Santista.

O reforço no aparato de segurança já teve início em nove cidades da região. Três delas anunciaram a utilização de aeronaves não tripuladas.

Na Praia Grande (71 km de SP), um drone já está em funcioname­nto para monitorar crimes e mapear regiões considerad­as perigosas.

Em Guarujá (86 km de SP), a prefeitura vai usar um drone que normalment­e monitora ocupações irregulare­s em ações de segurança na orla.

O foco serão “locais de grande fluxo, principalm­ente na praia (calçadão e faixa arenosa), para verificar situações e aglomeraçõ­es suspeitas, além de regularida­des administra­tivas”, afirmou a prefeitura por meio de nota.

Três drones estarão em funcioname­nto em Santos (72 km de SP). O secretário da Segurança do município, Sérgio Del Bel, diz que foram feitas reuniões técnicas para identifica­r os locais que vão receber reforço, como os pontos turísticos e a orla da praia.

“[O uso de drones] foi amplamente aprovado pela Polícia Militar e pela segurança municipal. Existe um fluxo de pessoas enorme na praia”, afirma o secretário.

A prefeitura distribuir­á três drones —um fica a cargo da Polícia Militar e os outros dois, com a Guarda Municipal. “Cada um percorre uma faixa de 1.400 metros”, explica Del Bel. “A cada dois canais haverá um drone patrulhand­o.” CONFUSÃO Além de gravar imagens que podem ser recuperada­s em caso de ocorrência­s, as forças de segurança de Santos realizam o monitorame­nto em tempo real das câmeras do drone. O efetivo policial na praia deve ficar atento: quando um desses veículos planar por determinad­o tempo sobre um ponto é sinal de confusão. E o deslocamen­to deve ser feito até o local.

Após a queima de fogos, um dos drones será destacado para sobrevoar a arrebentaç­ão do mar. Comum na virada de ano, o ritual de pular ondas somado a excessos alcoólicos pode levar ao risco de afoga- mentos, o que essa aeronave deve auxiliar a prevenir.

Del Bel afirma que um eventual mau tempo pode atrapalhar a operação. “Ele resiste a algum tipo de vento e chuva leve. Nos dois últimos anos não tivemos chuva, foram noites bonitas.” O secretário destaca ainda que há quatro anos a cidade não tem ocorrência­s graves de segurança no Réveillon e diz que, se houver recursos, a ideia é ampliar a quantidade de drones nos próximos anos.

As imagens aéreas serão aliadas ao sistema de monitorame­nto de câmeras fixas das cidades —que incluem equipament­os inteligent­es, que reconhecem os rostos e as atitudes suspeitas.

Na Praia Grande, por exemplo, 78 câmeras do tipo OCR (de reconhecim­ento ótico) serão instaladas. Elas também conseguem identifica­r as placas de veículos. GUARDAS As cidades da Baixada Santista já receberam reforço de policiamen­to desde o dia 20 de dezembro, com o início da Operação Verão, da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Neste ano, 2.954 policiais militares foram destacados temporaria­mente para os 16 municípios dessa região (foram 2.072 agentes no ano passado). A operação estadual vai até 16 de fevereiro.

As cidades ainda complement­am com esforço local. Em Santos, por exemplo, 130 guardas municipais vão monitorar a passagem de ano.

Em Guarujá, 35 guarda-civis foram habilitado­s com o porte de arma de fogo para o patrulhame­nto ainda nesta temporada. Mas a prefeitura não divulgou quando o uso começará. Diz aguardar doação de 50 revólveres por parte do governo do Estado.

 ?? Robson Ventura /Folhapress ?? Drone da Prefeitura de Guarujá sobrevoa praia de Pitangueir­as
Robson Ventura /Folhapress Drone da Prefeitura de Guarujá sobrevoa praia de Pitangueir­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil