Folha de S.Paulo

Violonista precursor do Clube da Esquina

- FRANCISCO DE ANDRADE BRAGA (1936-2017) ANTONIO MAMMI ARTHUR ESTEVES DE LIMA JR. - Nesta terça (26) às 20h, Paróquia N. Sra. da Saúde, r. Domingos de Mo-

Juarez Moreira admirava Toninho Horta, que queria ser Chiquito Braga. A despeito de sua sofisticaç­ão, a escola mineira de violão moderno não precisou ser sistematiz­ada formalment­e para florescer: foi a obsessão pela harmonia do último que deu início a uma linhagem conhecida pela técnica refinada e inovadora.

Por volta dos 20 anos, Chiquito passou a incorporar elementos do jazz e da música clássica aos seus acordes —a intenção era reproduzir a música de orquestra no violão.

Guitarrist­a nos bares e bailes belo-horizontin­os, se fez notar desde cedo. Ainda jovem foi levado por Elizeth Cardoso para tocar em uma turnê no Uruguai.

Nos anos 1960, fez parte da banda liderada pelo músico Aécio Flávio. No contrabaix­o estava Paulinho Horta, irmão mais velho de um menino que não desgrudava de Chiquito.

“Eu ficava ouvindo ele tocar em casa e queria ter uma harmonia igual à dele”, diz Toninho, um dos principais nomes do Clube da Esquina (geração de músicos mineiros que também revelou Milton Nascimento e Lô Borges).

Funcionou: quando Chiquito mudou-se de BH para tocar na Orquestra Arco-Íris, da TV Rio, Toninho o substituiu na banda.

De Chico Buarque a Tim Maia, tocou com todos os grandes da cena carioca. Num show de Gal Costa, foi apresentad­o a Denise, com quem ficou casado por 43 anos.

Iogue e vegetarian­o, nunca saiu da ativa. Tinha show marcado para o próximo dia 17.

Por uma pneumonia, estava internado havia cerca de uma semana quando morreu, na última sexta-feira (22), após infartar. Deixa a mulher. coluna.obituario@grupofolha.com.br rais, 2.387, Vila Mariana.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil