Folha de S.Paulo

Como ser feliz em 2018?

- MIRIAN GOLDENBERG

QUANDO PERGUNTEI: “O que você maisinveja?”,asminhaspe­squisadas falaram de dois tipos de inveja.

Existe a inveja negativa ou destrutiva, como disse uma estudante de 23 anos.

“Tenho uma amiga que é alegre, simpática, carismátic­a, todo mundo fica apaixonado por ela. Tudo parece muito fácil para ela: ela não precisa provar o próprio valor. Eu me sinto invisível perto dela. O que mais invejo é a felicidade dela”.

Ela sempre invejou mulheres que estão “felizes com a própria vida”.

“Acho minha inveja patológica, doentia, vivo me comparando com outras mulheres. Sofro demais com as coisas que me faltam, e não consigo valorizar o que eu tenho”.

Mas, como mostra uma atriz de 56 anos, também existe a inveja positiva ou construtiv­a.

“Lógico que eu tenho inveja, quem não tem? Acho uma mentira deslavada quando alguém diz que não inveja nada. Estes são os mais perigosos: os invejosos enrustidos. Sempre que estou invejando uma pessoa me pergunto: O que ela tem que eu não tenho? Eu queria realmente ter a vida dela ou estou satisfeita com a minha?

Não deixar a inveja ser um obstáculo para a felicidade pode ser um primeiro passo no ano que começa

E descubro que, mesmo invejando a beleza, juventude e sucesso de alguém, adoro ser eu mesma”.

Ela se surpreende quando é invejada.

“É engraçado descobrir que pessoas que eu invejo também me invejam. Morro de inveja de uma amiga casada com um milionário que produz todas as peças dela. Ela não tem a menor preocupaçã­o com dinheiro, compra tudo o que tem vontade. Um dia ela confessou que inveja a minha liberdade, alegria, paixão e foco em tudo o que eu faço. Foi libertador descobrir que eu também sou invejada. Resumo da ópera: todo mundo tem inveja”.

Ela contou suas resoluções de ano novo: “Como vou ser feliz em 2018? que eu não sou, vou investir em ser a melhor versão de mim mesma. Tenho tudo o que preciso para ser feliz: saúde, amor e trabalho. Resolvi rir muito das minhas invejas, não me comparar com ninguém e agradecer todos os dias por ser eu mesma”.

Você já descobriu o que precisa fazer para ser feliz em 2018? MIRIAN GOLDENBERG, miriangold­enberg@uol.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil